Conheça os benefícios dos cogumelos para a sua alimentação
Leticia Rodrigues
Conheça os benefícios dos cogumelos para a sua alimentação

Os cogumelos aparecem na natureza de vários tamanhos, formatos e cores. Também existem diversos tipos de cogumelos: tóxicos, alucinógenos e comestíveis, com mais de mil espécies. Caso você não saiba, este alimento não é nem um legume ou uma verdura, mas sim um fungo comestível.

Podemos admitir que o cogumelo ganhou o gosto do brasileiro nos últimos anos com a popularização da culinária asiática no país – que utiliza o ingrediente em diversos pratos – e, também, pela maior aderência ao vegetarianismo e veganismo. E mais: os cogumelos possuem diversos benefícios à saúde, graças aos seus inúmeros nutrientes.


Que tal aprender mais sobre o ingrediente com a nossa lista de benefícios e curiosidades? E, ainda por cima, você pode até testar algumas das receitas com cogumelos do Guia e adicioná-lo aos seus pratos no dia a dia. Confira!

Benefícios dos cogumelos para a sua alimentação

Ricos em fibras

Os cogumelos são ricos em diversos tipos de fibras que auxiliam vários aspectos do funcionamento do nosso organismo.

Beta-glucana

Para quem tem problema de digestão, adotar o cogumelo pode ser uma boa ideia, pois ele é rico em beta-glucana, uma fibra que contribui para o bom desempenho do intestino. Ela também pode auxiliar pessoas com diabetes, já que a beta-glucana ajuda a controlar o nível da glicose.

Muita proteína

Veganismo e Vegetarianismo

Um dos benefícios dos cogumelos mais famosos é que esse fungo é uma grande fonte de proteína. Eles são utilizados como substitutos de carnes em dietas veganas e vegetarianas. Existem diversas receitas que utilizam o cogumelo no lugar de carnes bovinas, suínas e de aves. Há também diversos suplementos proteicos preparados com o ingrediente. Além disso, os cogumelos possuem um baixo teor de gordura, ideal para dietas lowcarb.

Fontes de minerais

Os cogumelos são ótimas fontes de minerais, substâncias que auxiliam em processos do organismo importantes para a nossa sobrevivência.

Leia Também

Potássio

O potássio é um dos minerais encontrados nos cogumelos. Ele ajuda no bom desempenho do sistema cardiovascular.

Selênio

Os cogumelos também são ricos em selênio, um mineral importante para a manutenção da nossa imunidade.

E aí? Curtiu todas essas informações incríveis sobre os benefícios dos cogumelos que o Guia trouxe para você? Agora é a hora de colocar todas essas informações na prática e experimentar algumas receitas com cogumelo deliciosas! E, claro, não deixe de conferir o curso de Introdução à Culinária Vegana do Guia da Cozinha. Ministrado pelo chef Rodrigo Trovarelli, o curso inclui opções para o café da manhã, almoço, jantar e sobremesa. Além de colocar os seus dotes culinários em prática, você vai aprender receitas com temperos surpreendentes. Inove já seu cardápio com ingredientes diferentes e muito nutritivos!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!