Guia de Cozinha

Manteiga aromatizada: 9 dicas para preparar esse condimento
Guia da Cozinha
Manteiga aromatizada: 9 dicas para preparar esse condimento


Fazer uma manteiga aromatizada em casa é uma opção deliciosa e barata para acompanhar petiscos , torradas , pães, saladas , carnes assadas e no preparo de refogados. Confira algumas dicas para fazer essa delícia caseira e inovar na hora de servir a comida!


Como fazer manteiga aromatizada?

1) Deixe a manteiga ou margarina em temperatura ambiente até ficar em ponto de pomada – utilize 1 tablete de 200g para começar. A manteiga precisa estar mole para a mistura ser feita com mais facilidade.

2) Escolha e pique as ervas , especiarias e temperos de sua preferência para usar na receita. Vale tudo: manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha , alho, orégano, pimenta , sal, mostarda…

3) Algumas combinações incríveis são: alho amassado e salsinha picada, manjericão, tomate seco e queijo parmesão ralado ou pimenta dedo-de-moça picada sem sementes com coentro e raspas de limão siciliano.

4) Se utilizar alguma erva, como manjericão, coentro ou alecrim, vale refogá-la no azeite até murchar antes de misturar, para que a manteiga aromatizada fique com um sabor ainda mais intenso .

Você viu?

5) Misture todos os seus temperos com a manteiga amolecida usando um garfo ou mixer . Dica: pique bem os ingredientes ou os transforme em purê antes de misturá-los com a manteiga, e se algum deles soltar líquido, escorra-os primeiro.

6) Coloque a mistura na lateral de uma folha grande de filme plástico e, com a ajuda do plástico, vá enrolando e modelando a manteiga como um rocambole , até cobri-la totalmente e deixá-la no formato de um cilindro , prendendo e torcendo as duas pontas para fechar.

7) Se preferir, após misturar tudo, coloque em ramequins ou potes com tampa para servir.

8) Leve à geladeira ou ao congelador até ficar firme antes de servir, mas deixe que ela fique em temperatura ambiente antes de refrigerar para uma melhor saborização.

9) Mantenha a manteiga aromatizada na geladeira por até 1 semana ou no congelador por até 3 meses. Ao servir, corte-a em rodelas ou da maneira que preferir e retire sempre um pouco antes quando for usá-la.

Com essas dicas sua manteiga aromatizada ficará perfeita daqui em diante, acompanhe o Guia da Cozinha para aprender muito mais!

Texto: Nathalia Bon i Edição: Flávia Gonçalves

LEIA TAMBÉM:

The post Manteiga aromatizada: 9 dicas para preparar esse condimento appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!