Dar sabor às receitas pode ser um desafio. Sair do alho e cebola e ter criatividade fica complicado com a rotina, fazendo que com que muitos recorram aos temperos prontos e realçadores de sabor.
Mas ao invés de utilizar estes temperos ultraprocessados, que tal fazer os próprios e guardar para quanto utilizar em diversos pratos? O iG Receitas conversou com o chef André Palma para tirar as principais dúvidas e trazer os melhores temperos caseiros.
Sal de ervas
Um dos temperos caseiros mais famosos é o sal de ervas. Você pode misturar sal comum com ervas picadas. André dá uma ideia perfeita para temperar carnes. "Utilizando alecrim, tomilho, salsa, pimenta dedo-de-moça sem sementes e sal grosso, misturo e coloco em um processador. É perfeito para qualquer tipo de carne e até para arroz, tenho sempre em casa", diz.
Como secar ervas para garantir mais temperos?
Ervas secas duram mais tempo e retém mais sabor. Por isso, uma boa forma de aproveitar temperos frescos como manjericão, óregano e outros é secando ao sol. "Deixe no sol para desidratar. Se colocar em forno não tem o mesmo processo e o mesmo sabor, então o melhor é secar com o calor do sol. Você pode fazer um buquê de ervas e deixar pendurado em contato com o sol", aponta.
Quais as melhores combinações de ervas?
Como fazer caldo de carne?
Uma boa opção para temperar e dar mais sabor para risotos, macarrão e até sopas é um bom caldo de carne, frango, legumes e até frutos do mar. O processo é o mesmo, ferver com água restos das carnes, como ossos e até cascas. Quando reduzir e concentrar, retire, coe e guarde. Você pode congelar o caldo ou guardar na geladeira.