Dar sabor às receitas pode ser um desafio. Sair do alho e cebola e ter criatividade fica complicado com a rotina, fazendo que com que muitos recorram aos temperos prontos e realçadores de sabor.

temperos
Pixabay/westerper
Temperos elevam o sabor e também não deixam a comida sem graça


Mas ao invés de utilizar estes temperos ultraprocessados, que tal fazer os próprios e guardar para quanto utilizar em diversos pratos? O iG Receitas conversou com o chef André Palma para tirar as principais dúvidas e trazer os melhores temperos caseiros.


Sal de ervas

sal de ervas
Reprodução/Pixabay
O sal de ervas é uma ótima opção para diminuir o sódio na alimentação


Um dos temperos caseiros mais famosos é o sal de ervas. Você pode misturar sal comum com ervas picadas. André dá uma ideia perfeita para temperar carnes. "Utilizando alecrim, tomilho, salsa, pimenta dedo-de-moça sem sementes e sal grosso, misturo e coloco em um processador. É perfeito para qualquer tipo de carne e até para arroz, tenho sempre em casa", diz.

Como secar ervas para garantir mais temperos?

ervas
shutterstock
Você pode amarrar as ervas e secá-las ao sol


Ervas secas duram mais tempo e retém mais sabor. Por isso, uma boa forma de aproveitar temperos frescos como manjericão, óregano e outros é secando ao sol. "Deixe no sol para desidratar. Se colocar em forno não tem o mesmo processo e o mesmo sabor, então o melhor é secar com o calor do sol. Você pode fazer um buquê de ervas e deixar pendurado em contato com o sol", aponta.

Quais as melhores combinações de ervas?

alecrim
shutterstock
Combinações de ervas secas e frescas são perfeitos para os pratos



Como fazer caldo de carne?

caldo
FreePik
O caldo pode ser feito com aparas de carne, ossos de frango, legumes e até restos de frutos do mar


Uma boa opção para temperar e dar mais sabor para risotos, macarrão e até sopas é um bom caldo de carne, frango, legumes e até frutos do mar. O processo é o mesmo, ferver com água restos das carnes, como ossos e até cascas. Quando reduzir e concentrar, retire, coe e guarde. Você pode congelar o caldo ou guardar na geladeira.

    Veja Também

      Mostrar mais