Guia de Cozinha

7 dicas para economizar gás de cozinha na hora de preparar suas receitas
Guia da Cozinha
7 dicas para economizar gás de cozinha na hora de preparar suas receitas

O gás de cozinha é o combustível necessário para o preparo de várias delícias . Mas, por ter um custo elevado, esse gasto pode impactar o orçamento de muitas famílias . Por isso, tenha atenção com alguns detalhes que podem te ajudar a economizar gás de cozinha, e que farão diferença na economia .


Dicas importantes para economizar gás de cozinha:

1) Evite correntes de ar na cozinha . Elas fazem a chama reduzir na boca do fogão, diminuindo o calor . Com isso, o alimento leva mais tempo para cozinhar e gasta mais gás.

2) Prefira cozinhar com panelas tampadas . Elas aproveitam melhor o calor e reduzem o tempo do cozimento. O tamanho das bocas não são diferentes por acaso, nunca coloque panelas pequenas nas bocas grandes de seu fogão, pois só fará com que você desperdice muito gás. Isso serve para panelas grandes em bocas pequenas também.

3) Utilize o fogo alto no início do cozimento e diminua após levantar fervura. Evite abrir a porta do forno diversas vezes enquanto o utiliza e quando for preaquecer, não ultrapasse o tempo necessário. Dica: 10 minutos é o tempo ideal, a não ser que a receita realmente exija um período maior.

4) Para preparar alimentos mais duros , como feijão e carnes, utilize panelas de pressão . Além disso, teste cozinhar os alimentos em pequenos pedaços. A comida fica pronta mais rápido , gerando economia de gás.

5) Para o cozimento de grãos mais duros, como feijão, grão-de-bico e lentilha , o ideal é deixar de molho antes de ir para a panela para acelerar o cozimento e reduzir o tempo necessário.

6) As chamas do gás devem apresentar coloração azulada . A presença de tonalidades amareladas , que sujam o fundo da panela , é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás.

7) Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas , como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás e tempo.

Agora ficou mais fácil economizar o gás de cozinha e ter menos despesas no final do mês, não é? Se você gostou das dicas nos acompanhe para aprender novos truques!

Texto: Sheila Junqueira Edição: Flávia Gonçalves

LEIA TAMBÉM:

The post 7 dicas para economizar gás de cozinha na hora de preparar suas receitas appeared first on Guia da Cozinha .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!