Guia de Cozinha

Essas dicas vão te ajudar a ter sempre bolos perfeitos, sem nada grudado na assadeira
FreePik
Essas dicas vão te ajudar a ter sempre bolos perfeitos, sem nada grudado na assadeira

Não existe nada mais frustrante do que preparar uma receita com todo o amor, carinho e paciência – seja um pão , torta ou bolo – e ela grudar toda na forma. Pois é, acontece até com os mais experientes na cozinha. E aí não tem jeito, tem que tirar da forma e apresentar da maneira que está, juntar um pedaço no outro e se preocupar mesmo com o sabor. Mas, ninguém merece passar por isso sempre, por isso o Guia da Cozinha vai te ajudar nessa missão!

Não existe apenas uma única maneira de se untar a forma para diversos preparos. No entanto, é preciso estar atento para cada tipo de receita que você fizer. Seja com farinha , papel manteiga ou desmoldante, retirar alimentos da forma vai ser muito mais fácil do que você imagina.

Existem algumas dicas de como untar a forma para que nenhuma receita grude no fundo e, o melhor, saia perfeitamente sem esforço! Então, meu amigo, já vai preparando o papel e a caneta para anotar e colar na porta da geladeira para se lembrar sempre desses truques infalíveis!

Modo tradicional

Farinha e margarina (ou manteiga) compõem a dupla infalível para untar a forma no preparo de bolos, por exemplo. Com um papel toalha ou pincel, espalhe a margarina por toda a forma, nos cantos e laterais ( para que a massa não perca umidade, não é necessário untar a lateral até o topo da forma). Feito isso, acrescente um pouco de farinha e espalhe por toda a forma, garantindo que todas as partes estejam cobertas.

Dependendo da receita, você pode substituir a farinha de trigo por outros ingredientes. Em um bolo de chocolate, opte pelo cacau em pó ou achocolatado para garantir uma aparência divina e um sabor especial. No caso de pães, você pode polvilhar fubá para garantir ainda mais sabor na sua receita.

Você viu?

Você também pode levar a sua forma enfarinhada para a geladeira por de 5 à 10 minutos. Com isso, a manteiga levará mais tempo para derreter e a forma irá segurar ainda mais umidade, deixando a sua receita ainda mais macia. Depois, basta adicionar a massa normalmente e levar ao forno.

Papel manteiga

Uma das maneiras de como untar a forma da sua receita é utilizar o papel manteiga. Ele é o mais indicado para receitas delicadas, como pão de ló e suspiro. Outra vantagem de se utilizar o papel manteiga é que ele não irá transferir o sabor de manteiga e farinha para a sua receita.

Para que tudo dê certo, lembre-se de cortar o papel com as medidas exatas do fundo e laterais. Unte a forma com margarina e cole o papel de modo que ele esteja o mais liso possível. Isso evita que a sua massa tenha alguma deformidade quando estiver pronta!

Desmoldante

Para facilitar ainda mais a nossa vida na cozinha, o mercado já disponibiliza sprays desmoldantes para os mais diversos usos na cozinha. Se você não quer que a sua receita grude, que fique com gosto de farinha ou quer fazer menos sujeita, utilizar o desmoldante pode ser uma ótima ideia. Ele é aplicado diretamente na assadeira, não possui cor ou cheiro – o que já é uma grande vantagem para o sabor do prato. Ele adere imediatamente na superfície e não perde o efeito em altas temperaturas! Além disso, não é necessário utilizar muito produto para ter um bom resultado.

Dica bônus

É muito importante fazer o processo de untar a assadeira como pede a receita que você estiver fazendo. Porém, uma dica valiosa é esperar até que o bolo, o pão ou a torta fique morno para retirar completamente da forma. Com o auxílio de uma faca ou espátula, desgrude levemente a receita das laterais e, só depois, desenforme!

Gostou das nossas dicas de como untar a forma corretamente? Então, não deixe de compartilhar!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!