
O período de fim de ano é época de mesa farta nos lares brasileiros. Pernil assado, salpicão, sobremesas típicas, vinho, cerveja e por aí vai… Mas você sabia que é possível se deliciar sem fugir da dieta nem sentir culpa? A nutricionista Bruna Borges Machado prova que sim.
"Dietas são feitas na rotina. Curta as ceias, mas sem a necessidade de exagerar", diz ela, que é especialista em tratamento contra a obesidade e em comportamento alimentar no Instituto Joffre Rezende. Além de dosar as porções, Bruna indica substituir alguns ingredientes por outros mais saudáveis.
A escolha de carnes mais magras e trocar a maionese do salpicão por ricota ou iogurte natural são alguns exemplos, segundo a nutricionista, que desenvolveu uma série de receitas para a ceia com ingredientes mais saudáveis: "Para ninguém passar vontade", garante ela.
De antemão, Bruna Machado reforça que a substituição não altera o sabor dos pratos, mas é preciso lembrar que, mesmo sendo saudáveis, isso não significa que não têm calorias. "Se consumidos em exagero, pode gerar ganho de peso", alerta. Confira as receitas abaixo:
Salada tropical natalina
Ingredientes
- 1/2 cabeça de alface pequena;
- 1 caixinha de tomates-cerejas;
- 1 cebola roxa;
- 1 manga;
- 1 pacote de queijo parmesão ralado;
- Rúcula a gosto;
- Figos a gosto;
- Azeite a gosto;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
- Reúna todos os ingredientes;
- Pegue uma tábua e comece a picar os ingredientes. Comece pela alface;
- Corte os tomates-cerejas ao meio;
- Em pedaços pequenos, pique a rúcula e, em seguida, as frutas;
- Com todos os ingredientes bem picados, despeje em um recipiente. Misture bem e acrescente o azeite e o sal a gosto;
- Finalize com o queijo parmesão por cima da salada e sirva.
Salpicão fit
Ingredientes
- 1 peito de frango cozido e desfiado;
- 1 peça pequena (200gr) de ricota cortada em cubinhos;
- ½ xícara de uvas passas/1 xícara de azeitonas;
- 1 maçã verde em cubinhos;
- 1 cenoura cozida e fatiada finamente;
- 1 ½ copo de iogurte natural;
- 1 cebola em cubinhos;
- 3 dentes de alho amassados;
- Azeite de oliva;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes delicadamente e conserve na geladeira.
Pudim de chia
Ingredientes
- 120 ml de leite vegetal ou leite de coco sem açúcar;
- 2 colheres de sopa de chia;
- 2 colheres de chá de xilitol ou açúcar de coco.
Modo de preparo
- Em um bowl ou pote de vidro, misture o leite com xilitol ou açúcar de coco até dissolver. Em seguida, adicione a chia e misture;
- Mexa bem para que as sementes de chia não se aglomerem;
- Deixe descansar por cinco minutos e mexa novamente;
- Guarde na geladeira por ao menos duas horas ou faça na noite anterior.
- Quando for consumir, é só adicionar toppings da sua preferência, como frutas vermelhas, geleia, coco ralado, banana e pedaços de chocolate meio amargo.
Quer mais conteúdos como esse? Acesse a página oficial do iG Receitas.