A cuca é um tipo de bolo que faz sucesso por ter uma textura diferente. A receita tem como origem o streuselkuchen, bolo alemão. A cuca foi trazida ao sul do Brasil pelos imigrantes alemães e pode ser preparada com vários sabores. A receita da Rita Lobo de cuca de uva traz a fruta como toque especial para deixar o doce ainda mais saboroso.
A receita da Panelinha leva até 2 horas de preparo, serve 12 pedaços e vai deixar a casa inteira com um cheiro delicioso!
Ingredientes para a cobertura
- 2 xícaras (chá) de uvas pretas debulhadas (vitória, sta isabel ou niágara)
- ¾ xícara (chá) de açúcar
- ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
- 50 g de manteiga gelada
- 1 colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Numa tigela média misture a farinha com o açúcar e a canela. Corte a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Reserve. Lave as uvas debulhadas sob água corrente e deixe escorrer bem a água numa peneira enquanto prepara a massa.
Massa e montagem da cuca de uva
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 3 ovos
- 50 g de manteiga em temperatura ambiente
- ¾ xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
Modo de preparo
Unte com manteiga uma assadeira redonda de 24 cm de diâmetro e fundo removível. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem para espalhar e bata sobre a pia para tirar o excesso.
Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, leve ao micro-ondas para rodar por 15 segundos para ficar no ponto pomada. Comece batendo na velocidade baixa e aumente gradualmente para evitar que o açúcar espirre para fora da batedeira. Bata por 2 minutos até formar uma farofa úmida.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à mistura de manteiga e açúcar, batendo a cada adição para incorporar. Bata por mais 2 minutos até formar um creme claro – se necessário, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a farinha em 3 etapas, intercalando com o leite – termine com a farinha para evitar que a massa fique com aspecto talhado. Bata a cada adição apenas para incorporar os ingredientes – novamente, caso precise, pare de bater e raspe a lateral da tigela com a espátula durante o processo.
Desencaixe a tigela da batedeira e misture o fermento delicadamente com a espátula. Transfira a massa para a assadeira e nivele bem. Distribua as uvas sobre a massa sem sobrepor as frutas.
Para cobrir, amasse pequenas quantidades de farofa com as mãos e disponha sobre a cuca. Repita até cobrir tudo. Quanto mais irregular ficar a cobertura, com partes mais esfareladas e porções mais firmes, mais crocante a cuca de uva fica.
Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até o bolo crescer e a farofa dourar. Atenção: nessa receita o teste do palito não funciona, pois pode sair molhado por conta da uva. Retire a cuca do forno e deixe esfriar completamente antes de servir – a farofa fica mais crocante depois de fria. Desenforme com cuidado e sirva a seguir.