Bolo suspiro com maracujá
Panelinha
Bolo suspiro com maracujá

Os bolos tradicionais são queridinhos no café da tarde ou sobremesa, mas usar a criatividade para deixar o prato ainda mais delicioso é sempre uma ótima opção! O bolo suspiro com maracujá faz a junção de dois doces incríveis e traz o gosto azedinho do maracujá para não deixar enjoativo. A receita é uma explosão de sabores e texturas que derretem na boca. O preparo leva até duas horas e serve 12 porções. 


Ingredientes do recheio


  • 500 ml de leite 
  • 3 gemas 
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de amido de milho 
  • ½ fava de baunilha (ou 1 colher (chá) de extrato) 
  • 1 colher (sopa) de manteiga


Ingredientes para a massa 


  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente 
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  • ½ xícara (chá) de leite 
  • 1 colher (chá) de fermento em pó 
  • 1 pitada de sal 
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma


Ingredientes para o merengue 


  • 4 claras (reserve as gemas para o recheio) 
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar 
  • 1 pitada de sal


Modo de preparo


Numa panela média, coloque o leite, as sementes da baunilha, metade do açúcar e leve ao fogo médio para ferver. Numa tigela, junte as gemas, o restante do açúcar e mexa bem com um batedor de arame até formar um creme. Junte o amido de milho e misture bem. 

Diminua o fogo assim que o leite ferver. Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente às gemas, mexendo bem a cada adição – isso evita que as gemas cozinhem com o calor do leite. Volte a mistura para a panela em fogo baixo e mexa com o batedor até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga. 

Transfira o creme ainda quente para uma assadeira pequena (ou travessa) – assim ele esfria mais rápido. Cubra com filme, deixando em contato com o creme – isso evita a formação de uma película na superfície. Leve à geladeira e deixe esfriar, por cerca de 2 horas (se preferir, prepare o recheio no dia anterior).

Você viu?


Para a massa, preaqueça o forno a 170 ºC (temperatura baixa). Atenção: como nesta receita o merengue vai ser assado junto com o bolo, separe os ingredientes das duas etapas antes de começar a bater a massa. Unte com manteiga duas assadeiras redondas, de fundo removível e 22 cm de diâmetro.

Corte uma tira de papel-manteiga para forrar a parede de umas das formas e unte novamente com manteiga sobre o papel – isso impede que o merengue grude ao assar. Polvilhe o fundo e laterais das duas formas com farinha e bata bem sobre a pia para retirar o excesso. 

Numa tigela, misture a farinha com o sal e reserve. Coloque a manteiga na batedeira e bata até que ela fique clara. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar aos poucos. Bata por mais 5 minutos até formar um creme pálido. Se precisar, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula. Junte os ovos, um a um, batendo para misturar entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura de farinha, alternando com o leite – a cada adição, bata apenas para misturar. 

Transfira a massa para uma tigela e reserve. Atenção: o fermento só vai entrar na massa antes de ir para o forno, quando o merengue já estiver pronto – do contrário ele já começa a reagir e o bolo pode ficar solado.


Para o merengue, na tigela da batedeira (limpa), coloque as claras com uma pitada de sal e bata até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar picos. Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos, de colher em colher - isso garante um merengue bem lisinho. Deixe bater por mais alguns minutos até formar um merengue firme e brilhante. Reserve. 

Misture o fermento na massa de bolo e divida a massa nas duas formas untadas, nivele com a espátula para deixar bem retinha - pode parecer pouca massa, mas lembre-se que você está assando as 2 camadas de bolo separadamente. Com uma espátula, mexa bem o merengue para tirar o excesso de ar - isso evita que o merengue infle demais ao assar e depois murche e rache em excesso. 

Espalhe o merengue sobre a massa na forma com o papel-manteiga, pressionando delicadamente com a espátula para nivelar. Leve as duas formas ao forno e deixe assar por cerca de 50 minutos – o merengue deve ficar firme, mas sem dourar. Retire os bolos do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar. Agora é só servir e se deliciar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!