O pudim é uma das sobremesas mais populares
Pixabay
O pudim é uma das sobremesas mais populares

O pudim é quase uma unanimidade e a receita portuguesa está presente em festas de aniversário, casamentos, almoços de domingo e na vitrine das padarias. Essa sobremesa pode ser feita de diversas formas, com pão, coco e a mais clássica e conhecida, leite condensado. 

Para fazer um pudim clássico, três ingredientes básicos são necessários: ovos, leite e leite condensado. A massa do pudim tem o preparo fácil e basta bater os três juntos, seja no liquidificador, batedeira ou a mão. Se quiser evitar o gosto excessivo de ovo, o chef Douglas Volpy dá a dica: “Bata a massa por 5 minutos e deixe que cozinhe bem”, diz. 


Volpy conta que o banho-maria é fundamental para acertar no ponto da sobremesa. “Feito na panela comum, panela de pressão e forno”, conta. A forma indireta de calor aquece a massa do pudim de maneira uniforme e vai garantir que o pudim cozinhe por inteiro. Para fazer o método sem erro, basta colocar um recipiente grande com água fervente e a forma do pudim vai em cima, sobre a água. 

Entre os fãs do pudim, existem divisões entre os que preferem a sobremesa com furinhos ou lisa. Para deixar a receita com furinhos, basta assá-la em fogo alto, mas cuidando para que não corra riscos de queimar. Se quiser um pudim liso, é só manter a temperatura média em 180ºC. 

A caldinha de caramelo é muito prática e, na hora de fazer, não tem erro: basta juntar água e o açúcar em uma panela e deixar que fique até o ponto de gota. Volpy ensina a dar um toque ainda mais especial para o pudim. “O ponto ideal é na cor do caramelo claro. Para ficar ainda mais gostoso, na hora da calda, acrescente suco de laranja no lugar da água”, diz. 

A hora de desenformar pode ser assustadora, mas o chef ressalta que para o pudim não quebrar, basta esperar que ele esfrie totalmente. A receita demora cerca de 1 hora e rende 12 pedaços. 

(continue lendo logo abaixo)

Você viu?




Pudim de leite na panela de pressão 

  • 1 lata de leite condensado  
  • 3 ovos  
  • 2 Xícaras de chá de leite


Calda 

  • ½ xícara de chá de açúcar  
  • Suco de 1 laranja 


Modo de Preparo 

Calda – Na forma de pudim, coloque o açúcar e o suco da laranja. Deixe ferver até formar um caramelo em ponto de gota. 

Bata os ingredientes do pudim no liquidificador por 5 minutos. Na forma de pudim caramelizada, despeje a mistura. Envolva a forma em papel filme por 2 vezes. Coloque na panela de pressão e em volta coloque água até a forma boiar. Tampe a panela e deixe pegar pressão, conte 15 minutos e desligue. Espere esfriar totalmente e desenforme.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do pudim fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!