O Mac’n’chesse não é uma receita tradicional brasileira, mas os filmes hollywoodianos acabaram tornando o prato popular por aqui. O clássico estadunidense se popularizou nos final dos anos 20 e tem várias versões, inclusive prontas em caixas e agrada por combinar duas gostosuras: macarrão e queijo.
Uma das características marcantes do prato é o macarrão do tipo caracol, que aparenta deixar a receita com um gostinho ainda mais tradicional e absorve melhor o molho de queijo derretido. Na receita da Panelinha, a noz-moscada é o segredo para dar um sabor maior ao prato. O tempo de preparo é de meia hora e rende uma porção.
Ingredientes
- 100g de macarrão do tipo caracol
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 pitada de noz-moscada em pó
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Numa panela, coloque 2 litros de água e 1 colher (sopa) de sal.
Você viu?
Leve ao fogo alto. Enquanto a água ferve, prepare o molho. Num recipiente que vá ao forno, misture o creme de leite com 1 colher de queijo ralado e tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino.
Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar metade do tempo indicado na embalagem. Esse é o segredinho para ele não ficar mole demais. Com cuidado, escorra a água e transfira o macarrão para o recipiente refratário com o molho.
Misture bem e polvilhe com o queijo ralado restante. Leve ao forno por 15 minutos para gratinar. Retire com a ajuda de uma luva térmica. Prepare-se para devorar esta delícia!