A batata rosti é um prato da Suíça e se tornou muito popular no Brasil por influência dos imigrantes. A batata ralada forma uma crosta fina, que pode ser recheada com vários ingredientes. A receita também pode ser feita com mandioca e inhame, mas o clássico é o que mais faz sucesso.
A batata ralada é frita na manteiga, dando um sabor delicioso ao prato. Na receita de Rita Lobo leva duas horas de preparo e rende 4 porções.
Ingredientes
- 4 batatas grandes
- 1 xícara (chá) de agrião (somente as folhas)
- 1 cebola roxa pequena
- 1 ½ colher (sopa) de azeite
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
- Sal a gosto
Modo de preparo
Numa panela média, coloque as batatas, 2 litros de água e 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 15 minutos. Retire as batatas e deixe esfriar.
Numa tábua, pique fino o agrião e a cebola. Reserve.
Você viu?
Quando as batatas esfriarem, descasque-as e passe no lado grosso do ralador. Transfira a batata ralada para uma tigela e tempere com a noz-moscada.
Numa frigideira antiaderente, refogue a cebola com 1 colher (chá) de azeite de oliva por 5 minutos em fogo médio. Junte o agrião, tempere com sal e misture bem.
Leve outra frigideira antiaderente ao fogo médio por 1 minuto. Coloque 1 colher (sopa) de azeite e espalhe metade da batata ralada. Acrescente o agrião e a cebola sobre a batata e cubra com a outra metade da batata ralada. Regue com o restante do azeite e deixe fritar por 10 minutos ou até que embaixo se forme uma casquinha dourada.
Para virar a batata, transfira-a com uma espátula para um prato; coloque a frigideira virada de cabeça para baixo sobre o prato; segure os dois juntos com um pano de prato e vire. Leve a frigideira de volta ao fogo baixo e deixe a batata dourar por mais 15 minutos. Transfira para um prato e corte em 6 partes.