Batata rosti com agrião
Panelinha
Batata rosti com agrião

A batata rosti é um prato da Suíça e se tornou muito popular no Brasil por influência dos imigrantes. A batata ralada forma uma crosta fina, que pode ser recheada com vários ingredientes. A receita também pode ser feita com mandioca e inhame, mas o clássico é o que mais faz sucesso. 

A batata ralada é frita na manteiga, dando um sabor delicioso ao prato. Na receita de Rita Lobo leva duas horas de preparo e rende 4 porções. 


Ingredientes


  • 4 batatas grandes 
  • 1 xícara (chá) de agrião (somente as folhas) 
  • 1 cebola roxa pequena 
  • 1 ½ colher (sopa) de azeite 
  • 1 pitada de noz-moscada ralada na hora 
  • Sal a gosto


Modo de preparo


Numa panela média, coloque as batatas, 2 litros de água e 1 colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 15 minutos. Retire as batatas e deixe esfriar.

Numa tábua, pique fino o agrião e a cebola. Reserve.

Você viu?


Quando as batatas esfriarem, descasque-as e passe no lado grosso do ralador. Transfira a batata ralada para uma tigela e tempere com a noz-moscada.

Numa frigideira antiaderente, refogue a cebola com 1 colher (chá) de azeite de oliva por 5 minutos em fogo médio. Junte o agrião, tempere com sal e misture bem.

Leve outra frigideira antiaderente ao fogo médio por 1 minuto. Coloque 1 colher (sopa) de azeite e espalhe metade da batata ralada. Acrescente o agrião e a cebola sobre a batata e cubra com a outra metade da batata ralada. Regue com o restante do azeite e deixe fritar por 10 minutos ou até que embaixo se forme uma casquinha dourada.

Para virar a batata, transfira-a com uma espátula para um prato; coloque a frigideira virada de cabeça para baixo sobre o prato; segure os dois juntos com um pano de prato e vire. Leve a frigideira de volta ao fogo baixo e deixe a batata dourar por mais 15 minutos. Transfira para um prato e corte em 6 partes.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários