Polpetone
Lisandra Castellani
Polpetone

O polpetone é um “bolo de carne” que nasceu em Gênova, na Itália, e seus primeiros registros datam do século XV. O prato foi feito para reaproveitar as sobras de carne e se popularizou com diversas variações, desde recheios com ovo até legumes. 

O prato pode ser feito de carnes variadas, sendo algumas delas o patinho, coxão duro, coxão mole e pernil de porco, mas também abraça os paladares vegetarianos, como mostra o chef Jandes Morais. "Podemos substituir a carne por berinjela, proteínas de soja, quinoa, rechear com  cogumelos, uma ricota de soja, requeijão de grão-de-bico e criar uma versão  maravilhosa vegetariana", diz Morais. 


Em média, o polpetone demora até 40 minutos de preparo e as porções variam de acordo com as unidades. Como a receita foi criada por camponeses, a chef Lisandra Castellani conta que o prato incorpora muitos produtos frescos. "Bastante cebola, alho ralados, sal, pimenta-do-reino, azeite, salsinha e orégano", afirma.  

Os chefs explicam que, geralmente, os recheios são de queijos, linguiça, legumes e hortaliças. O molho mais tradicional para fazer o polpetone é o de tomate, mas Morais dá a dica: "Assim como os recheios, existem vastas possibilidades como molho branco, de queijos, pesto, rosé, entre outros". 

Você viu?


Para os acompanhamentos, o arroz, salada e massas são ótimas opções. “O polpetone é um prato muito versátil, podendo perfeitamente ser o protagonista no  almoço ou jantar. Um risoto de cogumelos, uma polenta branca com requeijão, uma massa fresca, ou salada verde casaria muito bem”, conta Morais.  

A dica especial de Morais para deixar o prato ainda mais saboroso é não ter pressa na hora do cozimento, moer a carne duas vezes e usar migalhas de pão demolhadas no leite. Castellani completa dizendo que misturar um pouco de linguiça calabresa defumada junto da carne moída e acrescentar curry deixa o prato mais delicioso.  Anote a receita!


Polpetone por Lisandra Castellani

Ingredientes

Molho

  • 50 ml de azeite
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 500g de tomate pelado, ou italiano
  • Sal, pimenta-do-reino, manjericão a gosto

Polpetone 

  • 500g de patinho moído
  • 200g de calabresa defumada moída
  • 1 cebola pequena picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de salsinha
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo ou farinha de arroz
  • Sal, orégano, curry, azeite a gosto

Recheio

  • 300g de provolone ou queijo emental cortado em cubos
  • 300g de brócolis e cenoura picadinhos e refogados


Modo de Preparo

Molho

Em uma panela dourar o alho no azeite, acrescentar os tomates picados e deixar derreter. Acrescente os temperos e reserve. 

Polpetone

Numa tigela adicione todos os itens e amasse. Deixe descansar por 15 minutos. Depois forme bolinhas de carne grandes e recheie com um dos tipos de queijo, precisa ser em cubinhos, ou com os legumes refogados. Os polpetones podem ser fritos, assados ou cozidos no próprio molho. Depois de prontos, podem ser colocados num refratário e cobrir com muçarela e levar ao forno para gratinar. Como um prato típico italiano, não esqueça de servir acompanhado de um bom pão.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do polpetone fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!