O filme da Disney fez muito sucesso com o prato
disney
O filme da Disney fez muito sucesso com o prato

Ratatouille é um prato que surgiu no século XVIII, na região de Provence, na França. A receita ficou ainda mais famosa em 2007, quando o filme “Ratatouille”, da Disney, mostrava a rotina de um ratinho cozinheiro que fazia o prato. A receita leva legumes cozidos e pode ser consumida quente ou fria. 

O tomate, cebola, abobrinha, berinjela e pimentão são alguns dos legumes mais usados e os mais tradicionais do prato. O chef Melchior Neto conta que o prato é muito versátil e pode ser servido como entrada ou acompanhamento de carnes e massas. "Com ele pronto é soltar a criatividade e se jogar nas combinações", conta. 


Algumas pessoas comparam a ratatouille com a caponata, e Melchior explica que os dois pratos tem a mistura dos legumes, mas o que difere as receitas é o preparo e modo de servir. "Na caponata os legumes são cozidos no vinagre com açúcar, depois são misturados com azeitonas e tomates. O prato é servido frio. Já o ratatouille é preparado em frigideira, na maioria das vezes ele é servido", diz.


Para o prato ficar perfeito, o chef diz que é preciso caprichar no tempero. "Entre eles o alho, tomilho, folha de louro e manjericão. Essa combinação somada a sal e pimenta-do-reino vai ajudar na construção dos sabores do prato", afirma. O alecrim e o vinagre de vinho também são algumas opções usadas para dar um gosto a mais na receita. 


Para deixar o prato ainda mais saboroso, o chef indica preparar no forno. Nesse caso basta cortar os legumes, temperar, fazer a montagem na forma e levar para assar. Quando os legumes estiverem macios, voilà! Confira a receita de rarrouile acompanhada de macarrão.

Espaguete ao ratatouille

Espaguete ao ratatouille
Melchior Neto
Espaguete ao ratatouille


Ingredientes


Você viu?

  • 500g de espaguete
  • 2 berinjelas pequenas
  • 1 pimentão verde
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 tomate picadinho sem sementes
  • 1 abobrinha pequena
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de orégano
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão conforme instruções da embalagem até ficar “al dente” e reserve.

Corte a berinjela e a abobrinha em fatias ou cubo. Em uma panela grande, frite a cebola e o alho no azeite, acrescente a berinjela, os pimentões sem sementes e cortados, acrescente o restante dos ingredientes e mexa bem. Deixe cozinhar em fogo médio por 20 minutos ou até todos os legumes estarem macios. Acerte o sal e reserve.

Com o ratatouille pronto misture o macarrão e está pronto. Pode ser servido quente ou frio.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da ratatouille fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!