Affogato: aprenda a preparar a tradicional sobremesa italiana
Reprodução
Affogato: aprenda a preparar a tradicional sobremesa italiana


No inverno ou em períodos mais frios, é comum que busquemos bebidas quentes, como o café. No verão, quando as temperaturas estão mais altas, uma sobremesa muito procurada pelos brasileiros é o sorvete. O Affogato, receita italiana, é uma perfeita combinação dos dois.

A sobremesa original é feita à base de café quente e servida em uma taça com gelato de baunilha. Com o passar do tempo, novas variações foram surgindo, mas a união de café quente e sorvete gelado permanece agradando diversos paladares. Típica da Itália, oferece o aconchego, suavidade e o delicioso aroma de café do país.


É provável que o Affogato tenha surgido na década de 70, já que constava em alguns guias turísticos da Itália na época. Em tradução livre, a palavra “affogato” significa “afogado” em português. O nome pode se justificar por conta da bola de sorvete imersa no café.  

É possível encontrá-lo feito com licor, brigadeiro, creme de avelã, chocolate, frutas variadas e outros sabores de sorvete.  Apesar de ser feito com café espresso, o IG Receitas trouxe uma adaptação com café comum, dica da especialista em receitas Laura Nogueira.

Ingredientes

  • 2 bolas de sorvete Variatta Special Brownie das Galáxias Perfetto
  • Canela em pó a gosto
  • Noz-moscada a gosto
  • Raspas de chocolate
  • Uma dose de café
  • Marshmallows

Modo de preparo

Prepare o café como preferir. Para o preparo ficar perfeito, a dica da Chef de Repente é dar preferência a um café mais forte e usar uma taça ou copo mais estreito para o sorvete derreter mais devagar. Feito o café, coloque em uma taça 2 bolas de sorvete Variatta Special Brownie das Galáxias Perfetto, acrescente raspas de chocolate, marshmallows, canela e noz-moscada. Por último, acrescente uma dose do café. Sirva imediatamente. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários