O chop suey é um dos pratos chineses mais populares no Brasil. Da mesma família do yakisoba, seu nome significa "pedaços misturados", o que na prática é uma deliciosa mistura de carne e legumes refogados. Ele também pode levar frutos-do-mar e carne de porco, ingredientes bastante presentes na culinária chinesa.
A receita nasceu entre 1880 e 1895 e faz sucesso em diversos locais onde houve migração chinesa, principalmente nos Estados Unidos. No Brasil, o chop suey está presente em todos os cardápios de restaurantes chineses e costuma ser servido puro ou acompanhado de arroz.
Veja a seguir o passo a passo e prepare esta delícia na sua casa. A receita do Chef Taico rende 4 porções e leva 20 minutos para ficar pronta.
Ingredientes
- 200 g de massa tipo lámen cozida com pouco sal
- 250 g de peito de frango em cubos
- 100 ml de shoyu
- 1 colher de chá de açúcar
- 2 dentes de alho em fatias
- 2 colheres de sopa de saquê
- 1 xícara de cenoura em tiras finas
- 1 maço de cebolinha em fatias grandes
- 1 xícara de shitake cortados ao meio
- 2 xícaras da parte macia da acelga em fatias grossas
Modo de preparo
Aqueça bem uma frigideira, coloque o óleo e doure o alho, adicione a massa e frite rapidamente. Retire e reserve. Na mesma panela, doure o frango. Adicione a cenoura e na sequência os cogumelos, acelga, moyashi e mexa bem. Coloque o açúcar e tempere com pimenta, adicione o shoyu e o saquê e mexa bem. Puxe para o lado e ponha a massa na panela, misturando bem com o caldo. Sirva a massa com o chop suey em cima.