Couve-flor gratinada da Rita Lobo
Panelinha
Couve-flor gratinada da Rita Lobo

A couve-flor é uma hortaliça muito consumida em saladas, empanada e também gratinada. Ela é fonte de fibras, reduz inflamações, é aliada na perda de peso e melhora também a saúde dos ossos. Na receita da Rita Lobo, o alimento fica ainda mais delicioso, com bastante queijo. Esse clássico das cozinhas é prático, leva até uma hora de preparo e rende 6 porções. Confira! 




Ingredientes

  • 1 couve-flor 
  • ½ cebola sem casca 
  • 1 litro de leite 
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 
  • 4 colheres (sopa) de manteiga 
  • 1 folha de louro 
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado 
  • Noz-moscada ralada na hora a gosto 
  • Sal a gosto


Modo de preparo


Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Coloque numa assadeira seis ramequins (ou tigelas refratárias individuais) de 9 cm de diâmetro cada. Se preferir, use apenas um refratário grande de aproximadamente 20 cm de diâmetro. 

Você viu?

Descarte as folhas, a base do talo e corte a couve-flor em floretes médios. Coloque numa tigela e lave bem sob água corrente. Escorra bem a água e reserve. Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Assim que derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa por cerca de 3 minutos até começar a dourar – essa mistura chamada roux vai engrossar o molho. 

Acrescente o leite de uma só vez e misture bem com o batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Junte a folha de louro e a cebola – é sem picar mesmo, a cebola e a folha de louro passam sabor durante o cozimento e depois são descartados para o molho ficar lisinho. 

Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Mantenha a panela em fogo médio e mexa por cerca de 15 minutos, até o molho bechamel engrossar. Na hora de montar os ramequins, descarte a cebola e o louro do bechamel. 

Distribua metade do molho nos ramequins, disponha os floretes e cubra com o restante do molho – deixe livre uma borda de cerca de 1 cm para evitar que o molho derrame ao borbulhar. Polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até gratinar. Retire do forno e sirva a seguir.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!