Se tem festa de aniversário, tem brigadeiro! Além de ser muito presente nessas reuniões, o brigadeiro também é o aliado perfeito para quem quer comer um docinho em um dia frio, para acompanhar um filme ou apenas está com vontade de fazer a receita. O tradicional é o mais popular, mas outros sabores de brigadeiro também fazem sucesso e são deliciosos.
A sobremesa brasileira nasceu nos anos 40, quando a mulher do Brigadeiro Eduardo Gomes fazia esses doces para as festas de comício. Assim, ficaram conhecidos como "doces do brigadeiro" ou brigadeiro. Chocolate, achocolatado em pó, leite condensado e manteiga, foi dessa forma que o doce ganhou o coração da população e também variações igualmente saborosas. Confira três receitas de brigadeiros.
Brigadeiro de limão
A receita do Panela Terapia rende até 50 unidades.
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema (sem a pelinha)
- 3 colheres de gotas ou raspas de chocolate branco
- 50 ml de suco de limão (de 2 a 3 limões)
- Mais ou menos 100g de raspas de chocolate (para enrolar)
Modo de preparo
Misture o leite condensado com a gema e as gotas de chocolate, leve ao fogo baixo mexendo sempre até ferver. Junte o suco de limão. Depois que começar a ferver e fazer bolhas, mexa por mais uns 6 minutos. Por levar chocolate na massa, ele não ficará muito consistente enquanto quente, mas depois de frio endurece bem. Mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.
Para enrolar, passe água gelada nas mãos em vez de manteiga e em seguida passe nas raspas de chocolate. Faça bolinhas e está pronto!
Brigadeiro trufado de leite ninho
A receita do The Cookie Shop é uma delícia e rende até 30 unidades.
Você viu?
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite UHT (200g)
- 4 colheres de sopa de leite em pó instantâneo (precisa ser instantâneo para ficar bem lisinho)
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente M
- 1 xícara de leite em pó ou raspas de chocolate branco para cobrir os docinhos
Para o recheio trufado
- 100g de chocolate ao leite picado
- 100g de chocolate meio amargo picado
- 100g de creme de leite de caixinha
Modo de preparo
Numa panela antiaderente de fundo grosso, misture o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó com um batedor de arame fora do fogo. Junte a manteiga e leve ao fogo médio-baixo mexendo sem parar até engrossar e desgrudar do fundo da panela. A consistência é parecida com a de um creme de confeiteiro, daqueles que vão dentro do sonho. Unte um refratário com manteiga e transfira a massa do doce. Cubra com plástico filme aderido a superfície e leve a geladeira.
No recheio, coloque os dois chocolates em uma tigela resistente ao calor e leve ao microondas em potência média-alta para derreter em intervalos de 30 segundos. Quando estiver fluido, misture o creme de leite e deixe descansar em temperatura ambiente.
Com uma colher de café, faça pequenas porções do recheio trufado e vá colocando sobre um papel manteiga. Faça pequeno, senão os brigadeiros ficam muito grandes. Coloque o leite em pó ou raspas de chocolate branco em um prato fundo. Unte as mãos com manteiga e abra porções do brigadeiro na palma da mão, coloque um pedacinho do recheio e feche a massa branca ao redor. Passe no leite em pó e coloque em forminhas.
Brigadeiro de pé-de-moleque
Com gostinho de festa junina, a receita da Panela Terapia rende até 50 unidades.
Ingredientes
- 500g de amendoim com pele
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- 1 lata de leite condensado
- Manteiga ou margarina para untar o refratário e as mãos
- Açúcar refinado ou cristal para empanar
Modo de preparo
Torre o amendoim em uma panela sem óleo por cinco minutos em fogo médio, mexa sem parar. Retire o amendoim da panela e reserve. Coloque o açúcar na panela e deixe derreter até virar um caramelo. Abaixe o fogo para mínimo, junte o amendoim que foi torrado e misture sem parar até que o caramelo fique líquido novamente. Nesse momento junte o leite condensado. Ele vai empelotar um pouco de início, mas é só mexer sem parar até ficar como brigadeiro, desgrudando do fundo da panela.
Retire do fogo, despeje em um refratário untado com manteiga ou margarina e deixe esfriar em temperatura ambiente por 4 horas (não vai na geladeira). Depois desse tempo, passe um pouco de manteiga ou margarina nas mãos e enrole como um docinho. Passe no açúcar e coloque em forminhas. Delicioso!