O verão japonês, quente e úmido, começa no final de junho e vai até o final de setembro. Com temperatura média entre 30 e 35°C na maior parte do seu território, os termômetros nessa época eventualmente podem chegar aos 40°C. Para se refrescarem, os japoneses constumam consomir pratos pensados especialmente para o verão, que podem ser servidos gelados e ajudam a aliviar o calor.
Com opções tanto salgadas quanto doces, os pratos japoneses de verão são carregados de sabor e refrescância. Que tal aprender a fazer alguns deles para saborear no conforto da sua casa e conhecer mais das combinações de sabores do Japão? Veja as receitas abaixo e aproveite!
1. Hiyashi Chuka
Esse prato é a cara do verão japonês! O macarrão é servido gelado com acompanhamentos variados, que podem mudar de acordo com a região. O prato pode levar, basicamente, pepino, cenoura, gengibre, tamagoyaki (um tipo de omelete japonesa, composta por ovos fritos em diferentes camadas e depois enrolados), tomate e lascas de carne de porco ou frango. Para comer, deve-se regar o macarrão com o molho.
Ingredientes: macarrão e cobertura
- 200 g de macarrão
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 2 fatias grossas de presunto
- 1 pepino
- 2 ovos
- ¼ cenoura
- 3 tomates cereja
- Mostarda karashi (mostarda japonesa - opcional)
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão em água abundante e depois esfrie em água gelada. Escorra toda a água e regue com o óleo de gergelim. Reserve. Corte o pepino, a cenoura e o presunto em tiras finas e os tomates cereja ao meio.
Ingredientes: caldo
- 6 colheres de sopa de molho de soja
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 2 colheres (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de sementes de gergelim torradas
- ¼ colher (chá) de gengibre (ralado)
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma tigela média e misture bem com uma colher. Guarde na geladeira para ficar gelado até a hora de servir.
Ingredientes: Kinshi Tamago (utilizado na cobertura de vários pratos japoneses)
- 2 ovos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Em uma tigela, adicione todos os ingredientes e misture até dissolver o açúcar e o sal. Adicione um pouco de água, se achar necessário. Despeje a mistura em uma frigideira untada com óleo e frite a folha de omelete dos dois lados. Em seguida, pique bem fininho.
Finalização do prato
Coloque o macarrão em um prato e, por cima, o kinshi tamago, o pepino, a cenoura e o presunto. Se desejar, coloque a mostarda (karashi) no cantinho do prato. Despeje o molho por cima antes de servir. Caso queira, coloque 1 ovo cozido cortado ao meio para decorar.
2. Unagi
O costume de comer unagi (enguia de água doce) é dos tempos antigos, e dizem que ele ajuda a combater o natsubate ("síndrome da exaustão do verão”). Além disso, ele também ajuda a elevar o nível de estamina, fornecendo mais energia no calor.
Ingredientes
- 2 e ½ colheres (sopa) de açúcar
- 1 e ½ colher (sopa) de saquê
- 4 colheres (sopa) de molho de soja
- 4 colheres (sopa) de mirin (um tipo de vinho de arroz semelhante ao saquê, com teor alcoólico mais baixo)
- 200 g de arroz japonês
- 260ml de água
- 2 filetes de enguia de água doce (com pele)
Modo de preparo
Molho
Você viu?
Misture o saquê e o mirin em uma panela pequena e deixe ferver. Depois, reduza o fogo, acrescente o açúcar e mexa até dissolver por completo. Em seguida, adicione o molho de soja e deixe ferver. Reduza o fogo e deixe o molho fervendo por cerca de 10 minutos ou até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Arroz
Ferva o arroz com 260ml de água e depois lave em água fria corrente.
Unagi
Pré-aqueça o forno a cerca de 250°C. A maioria dos filés de enguia vem cortados ao meio no comprimento, então é preciso apenas cortá-los no meio na largura para que eles possam caber em cima da tigela de arroz. Forre o cozimento com uma folha de papel alumínio, coloque os filés em cima da assadeira e pincele eles com um pouco de óleo vegetal.
Coloque a assadeira no forno e deixe-os ali de 5 a 7 minutos. Retire os filés e pincele eles com o molho cuidadosamente, e reserve uma parte do molho para depois. Coloque os filés de volta no forno e deixe por mais 1 minuto.
Finalização
Para servir, coloque uma porção do arroz em uma tigela, regue um pouco do molho por cima e, em seguida, coloque alguns filés sobre o arroz.
3. Mizu yokan
Essa gostosura normalmente é consumida junto com matcha (chá japonês). Ela é feita com pasta de feijão vermelho, castanhas, açúcar e agar (um tipo de gelatina feita a partir de algas marinhas vermelhas) e servida em cubos ou fatias.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de feijão azuki
- 3 e ⅔ xícaras (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sobremesa de agar em pó
- água
Modo de preparo
Dissolva o agar em uma tigela com 2 colheres de sobremesa de água fria e reserve. Depois, cozinhe o azuki com água em uma panela de pressão por 20 minutos. Bata os grãos cozidos no liquidificador com 1 xícara (chá) de caldo que restou do cozimento para ficar cremoso.
Transfira para uma panela e adicione 3 xícaras (chá) de açúcar e 1 pitada de sal. Leve ao fogo médio, e quando começar a borbulhar, abaixe o fogo, mexendo sem parar até adquirir consistência, soltanto totalmente do fundo da panela. Reserve.
Em outra panela, coloque 3 colheres de sobremesa de água e depois a mistura do agar. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, e acrescente ⅔ xícara (chá) de açúcar e misture bem até ele dissolver. Quando aquecer, adicione a mistura do feijão e aumente o fogo, mexendo sem parar, até ferver.
Abaixe o fogo e continue mexendo para o doce atingir a consistência ideal, quando estiver soltando do fundo e das laterais, formando uma massa espessa, meio dura de mexer, tendente a grudar em torno da colher e formar um bolo no centro da panela (cerca de 10 minutos após levantar fervura).
Retire do fogo e deixe amornar. Depois, coloque o doce em um recipiente pequeno, quadrado ou retangular, forrado com filme PVC para facilitar a remoção e assente bem a superfície, alisando com uma colher. O doce deve ter uma altura de 3 cm ou mais (caso queira decorar, faça vincos ou ondulações com um garfo ou outro utensílio).
Deixe esfriar, feche o recipiente e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, depois é só cortar e servir.
4. Kakigori
A famosa raspadinha é uma das opções mais procurada pelos japoneses nos dias de calor intenso. Os sabores mais procurados são: morango, cereja, limão, chá verde, uva, melão, “azul-Hawaii”, doce de ameixa e calda incolor. Para adoçar o kakigori, muitas vezes derramam leite condensado por cima.
Ingredientes
- Cubos de gelo
- Suco de fruta da sua preferência
- Leite condensado (opcional)
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque os cubos de gelo (a quantidade depende do quanto de raspadinha você deseja fazer) e bata até eles ficarem em pedaços bem pequenos. Coloque o gelo em um copo e acrescente o suco da sua preferência. Caso queira adoçar mais, regue com o leite condensado.