Você conhece ou já ouviu falar do missô? É uma pasta composta de por soja e sal, mas também é possível encontrá-lo fermentado em arroz, cevada e feijão. O missô é feito a partir de uma fermentação natural que dura por volta de três meses, o que faz dele um alimento rico em enzimas, bactérias benéficas para o sistema digestivo e aminoácidos que fortalecem o sistema imunológico e reduzem os níveis de colesterol LDL (o famoso colesterol ruim).
Você viu?
Muito tradicional na culinária japonesa, o missô é consumido principalmente no café da manhã, sempre servido em uma tigela, mas também é visto em outros pratos, como a sopa de missô. Além de aromática, ela é nutritiva e muito saborosa. Saiba mais sobre o modo de preparo a seguir!
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de água
- ½ envelope de dashi ou caldo de peixe
- 2 colheres (sopa) missoshiru (missô)
- 150 g de tofu cortado em cubos
- cebolinha picada (à gosto)
Modo de preparo
Misture a água e o dashi (ou o caldo de peixe) em uma panela e espere levantar fervura, depois abaixe o fogo e adicione o missoshiru (missô). Mexa rapidamente até que toda a pasta se dissolva, e assim que formar um caldo homogêneo, reserve. Separe o tofu em tigelas ou pratos fundos individuais e sirva a sopa de missô. Se quiser, finalize com a cebolinha picada.
Também é possível adicionar outros ingredientes, como wakame desidratada (alga marinha desidratada em tiras), mariscos, que darão ainda mais sabor à sopa de missô, ou o bifun, um macarrão fino à base de arroz, muito tradicional em vários países asiáticos.