O brasileiro gosta tanto de sushi que o prato já foi incorporado ao gosto nacional. Também, pudera: só de pensar na combinação do  arroz  com a alga, o salmão, o molho shoyu já dá pra ficar com água na boca.

Porém, na hora de pedir sushi no restaurante ou pelo delivery muita gente se atrapalha com os nomes de cada um deles: hossomaki, uramaki, futomaki, etc. 

sushi
FreePik
Com este guia, você nunca mais troca os nomes do sushi!


Para você ficar craque e saber identificar os principais tipos de sushi a Azuma e Kikkoman prepararam esse um guia completo. Assim você vai saber qual é cada sushi e nunca mais vai se confundir na hora de pedir em um restaurante japônes. 


Niguirizushi

niguiri
Pixabay/Creative Commons
O niguiri é um bolinho de arroz com uma fatia de peixe em cima


Conhecido no Brasil como niguiri, este tipo de sushi é simples: um bolinho de arroz moldado à mão e coberto por uma fina camada de peixe por cima. Também podem ser montados com frutos do mar, como camarões, lulas, polvos e outros.

Gunkanzushi

gunkan
FreePik/vargenwaka
O gunkan é um sushi com o peixe no topo


Também chamado de gunkan, este tipo de sushi é formado por uma base de arroz envolvido pela alga nori, coberta pelo recheio, geralmente ingredientes pequenos que sem a ajuda da alga não ficariam em cima do arroz. Um dos ingredientes mais utilizados como cobertura do gunkanzushi são as ovas de peixe.

Futomaki

futomaki
freepik/jcstudio
O futomaki é o maior sushi, com mais ingredientes como recheio


Maior do que todos os tipos de sushi, o futomaki costuma ter muito mais recheio. É comum que ele contenha o kanpyo (lascas secas de lagenaria, abóbora d’água), omelete japonês, pepino, shitake, entre outros. Além desses, outros ingredientes como gengibre, legumes, peixes e raízes podem ser utilizados em seu recheio.

Temaki

temaki
Edu Cesar/Fotoarena
O temaki é um dos sushis mais conhecidos no Brasil


Um dos tipos de sushi mais populares no Brasil, o temaki aqui é maior do que o Futomaki, mas tradicionalmente é um enrolado pequeno. Composto por uma folha de nori enrolada à mão em formato cônico, o temaki é recheado com arroz, peixe cru, frutos do mar, legumes e/ou frutas, ou qualquer outro ingrediente de seu gosto até a sua borda.

Hot rolls

hot roll
Edu Cesar
O hot roll é uma criação ocidental


Esse tipo de sushi é uma criação ocidental, mas é muito popular no Brasil. Os hot rolls são sushis enrolados, compostos por recheio, uma camada de arroz e uma tira de nori que a envolve. Depois de montados, os hot rolls são empanados e fritos. 

Joe

joe
Reprodução/Sushirão
O joe é um sushi que utiliza o peixe para envolver o arroz


O joe é um tipo de sushi simples, que consiste em uma bolinho de arroz envolto por uma fina tira de peixe e que pode ser coberto por ovas, pedaços de peixe ou temperos diversos. Segundo a lenda, um sushiman chamado Joe inventou esse preparo quando o nori acabou e, para não parar o serviço, ele resolveu enrolar os sushis em uma tira de salmão. A invenção fez sucesso e o nome do sushi virou uma homenagem ao seu criador.

Uramaki

uramaki
Reprodução/Pinterest
O uramaki possui arroz na parte de fora


Diferente dos sushis com a alga por fora, o uramaki possui arroz na parte externa. Neles, o nori envolve o recheio interno. É comum que esse tipo de sushi receba também alguns grãos de gergelim torrados na parte de fora.

Hossomaki

hossomaki
Reprodução/freepik
O hossomaki é o sushi mais tradicional: com a alga envolvendo o arroz, que envolve o peixe


O hossomaki é o sushi tradicional que conhecemos: um recheio que é envolto por uma camada de arroz envolvido por uma folha de nori. Uma particularidade do hossomaki é que os rolos são ligeiramente mais finos do que os rolos das demais variedades de sushi e tem uma variedade menor de recheio em cada devido ao seu tamanho.

Kappamaki

kappamaki
Reprodução/freepik
O kappamaki é um sushi vegano


Igual ao hossomaki, o kappamaki tem apenas uma diferença: tem recheio de pepino. Um fato curioso sobre o nome desse sushi é que, além de ser um sushi vegano, é inspirado no Kappa, ser mitológico que faz parte do folclore japonês e que tem como comida principal o pepino.

Tekkamaki

tekkamaki
Reprodução/Azuma
O tekkamaki é feito exclusivamente com atum


Neste sushi, o recheio é exclusivamente de atum.  O tekkamaki é um sushi composto por um recheio e uma camada de arroz envolta em nori. Apesar da semelhança com o hossomaki, os nomes são diferentes.

    Veja Também

      Mostrar mais