O chocolate quente pode ficar ainda mais delicioso
Reprodução
O chocolate quente pode ficar ainda mais delicioso


Frio e chocolate é uma combinação certeira. No inverno, há diversas receitas que fazem essa combinação ficar ainda mais deliciosa. Uma delas é o chocolate quente , que apesar de parecer simples, tem seus truques.


Pensando em como fazer chocolate quente, o iG Receitas reuniu dicas infalíveis para preparar a bebida sem erros e com cara daqueles servidos em cafeterias especiais. Para quem quer inovar, é possível apostar em ingredientes inusitados, como o azeite. 

O tipo de leite interfere no preparo

Segundo Carola Crema, da La Vie por Carola Crema, a melhor opção para o chocolate quente é utilizar o leite integral, por ser mais gorduroso. Se quer algo bem cremoso, pode fazer a receita com 3/4 de leite integral e 1/4 de creme de leite. 

Preste atenção no chocolate

Sem usar achocolatados na receita! Com açúcar na fórmula e menos sabor de chocolate, o ideal é optar por chocolate puro em pó ou até cacau em pó, para trazer um amargor na bebida. 

Especiarias podem ajudar

Depois de misturar o chocolate ou cacau ao leite, que tal incluir especiarias? Elas combinam muito e agregam um sabor mais sofisticado à bebida. Essas especiarias combinam muito com chocolate quente:

  • Canela em pau
  • Cardamomo
  • Anis-estrelado
  • Fava de baunilha
  • Pimentas em grão

Sabor mais intenso

Para ter um sabor forte, Carola indica ferver o leite e o chocolate juntos, assim, a intensidade da bebida é maior e você pode deixar a bebida mais homogênea. 

Versão mais saudável

Apesar da chef defender o uso do leite integral, há quem prepare a bebida de outras formas. Para uma versão mais saudável, por exemplo, é possível usar um leite vegetal. Nesse caso, a bebida também se torna indicada para quem é vegano ou vegetariano ou ainda tem alguma intolerância a lactose. 

Outra sugestão é adoçar com açúcar de coco. Segundo os nutricionistas da Tia Sônia, esse açúcar possui baixo índice glicêmico comparado com o açúcar comum. "Além disso, contém elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e também de vitaminas B1, B2, B3 e B6, essenciais para uma boa qualidade de vida", completa a marca. 

Receita de chocolate quente

Chocolate Quente
Reprodução/Lindt
O chocolate quente pode ficar ainda mais delicioso


Neste preparo da Lindt, a bebida ganha ainda mais cremosidade e sabor com o uso das trufas Lindor amargo 60% e chantilly caseiro. Você pode utilizar outros chocolates cremosos. A receita rende quatro canecas, para toda a família!

Ingrendientes

  • 750 ml de leite
  • 350 ml de creme de leite duplo 
  • 2 – 3 colheres de açúcar mascavo macio
  • 12 trufas LINDOR de chocolate amargo 60% picadas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 15g de açúcar de confeiteiro
  • 4 colheres de sopa cheias de mini marshmallows

 Modo de preparo:       

Despeje o leite e 250 ml de creme de leite duplo em uma panela média. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e deixe ferver, sempre mexendo. Retire do fogo e adicione as trufas LINDOR picadas e o extrato de baunilha. Mexa até ficar homogêneo e derreter. Prove para verificar a doçura, acrescentando um pouco mais de açúcar se desejar.

Bata o creme de leite duplo restante com o açúcar de confeiteiro até criar consistência. Coloque uma colher dessa mistura dentro de um saco de confeitar com bico estrela. Despeje o chocolate quente em quatro canecas. Cubra com o creme de chantilly preparado no passo 3. Polvilhe com cacau em pó e mini marshmellows. Sirva Imediatamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!