Frio e chocolate é uma combinação certeira. No inverno, há diversas receitas que fazem essa combinação ficar ainda mais deliciosa. Uma delas é o chocolate quente , que apesar de parecer simples, tem seus truques.
Pensando em como fazer chocolate quente, o iG Receitas reuniu dicas infalíveis para preparar a bebida sem erros e com cara daqueles servidos em cafeterias especiais. Para quem quer inovar, é possível apostar em ingredientes inusitados, como o azeite.
O tipo de leite interfere no preparo
Segundo Carola Crema, da La Vie por Carola Crema, a melhor opção para o chocolate quente é utilizar o leite integral, por ser mais gorduroso. Se quer algo bem cremoso, pode fazer a receita com 3/4 de leite integral e 1/4 de creme de leite.
Preste atenção no chocolate
Sem usar achocolatados na receita! Com açúcar na fórmula e menos sabor de chocolate, o ideal é optar por chocolate puro em pó ou até cacau em pó, para trazer um amargor na bebida.
Especiarias podem ajudar
Depois de misturar o chocolate ou cacau ao leite, que tal incluir especiarias? Elas combinam muito e agregam um sabor mais sofisticado à bebida. Essas especiarias combinam muito com chocolate quente:
- Canela em pau
- Cardamomo
- Anis-estrelado
- Fava de baunilha
- Pimentas em grão
Sabor mais intenso
Para ter um sabor forte, Carola indica ferver o leite e o chocolate juntos, assim, a intensidade da bebida é maior e você pode deixar a bebida mais homogênea.
Versão mais saudável
Apesar da chef defender o uso do leite integral, há quem prepare a bebida de outras formas. Para uma versão mais saudável, por exemplo, é possível usar um leite vegetal. Nesse caso, a bebida também se torna indicada para quem é vegano ou vegetariano ou ainda tem alguma intolerância a lactose.
Outra sugestão é adoçar com açúcar de coco. Segundo os nutricionistas da Tia Sônia, esse açúcar possui baixo índice glicêmico comparado com o açúcar comum. "Além disso, contém elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e também de vitaminas B1, B2, B3 e B6, essenciais para uma boa qualidade de vida", completa a marca.
Receita de chocolate quente
Neste preparo da Lindt, a bebida ganha ainda mais cremosidade e sabor com o uso das trufas Lindor amargo 60% e chantilly caseiro. Você pode utilizar outros chocolates cremosos. A receita rende quatro canecas, para toda a família!
Ingrendientes
- 750 ml de leite
- 350 ml de creme de leite duplo
- 2 – 3 colheres de açúcar mascavo macio
- 12 trufas LINDOR de chocolate amargo 60% picadas
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 15g de açúcar de confeiteiro
- 4 colheres de sopa cheias de mini marshmallows
Modo de preparo:
Despeje o leite e 250 ml de creme de leite duplo em uma panela média. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e deixe ferver, sempre mexendo. Retire do fogo e adicione as trufas LINDOR picadas e o extrato de baunilha. Mexa até ficar homogêneo e derreter. Prove para verificar a doçura, acrescentando um pouco mais de açúcar se desejar.
Bata o creme de leite duplo restante com o açúcar de confeiteiro até criar consistência. Coloque uma colher dessa mistura dentro de um saco de confeitar com bico estrela. Despeje o chocolate quente em quatro canecas. Cubra com o creme de chantilly preparado no passo 3. Polvilhe com cacau em pó e mini marshmellows. Sirva Imediatamente.