Le Creuset publicou um guia completo para o fondue
Reprodução/Le Creuset
Le Creuset publicou um guia completo para o fondue


No inverno, fazer um fondue  é quase obrigatório! Seja doce ou salgado, o fondue é apreciado pelo mundo todo, usando ingredientes e métodos de preparo bem variados. Degustar com a família e amigos é a maneira perfeita de se aproximar e também aproveitar um momento diferente à mesa. 


Mas apesar de parecer simples, o preparo do fondue tem diversos truques para ficar ainda mais delicioso. Desde a forma de derreter o queijo até o tipo de chocolate, é bom prestar atenção nestas dicas que a Le Creuset compartilhou com o iG Receitas para você ter um fondue perfeito.

Antes de preparar, a marca indica utilizar panelas de ferro fundido, por serem mais práticas, suportarem a alta temperatura para o fondue e também para cozinhar e servir na mesma panela. 

Outra dica é a de preencher de metade a dois terços da panela, para poder misturar os ingredientes de forma igual e sem medo de espalhar tudo. 

Fondue de queijo

Para preparar um belo fondue de queijo, um cuidado essencial é com o tipo de queijo. Os tradicionais, como Gruyère e Emmental, trarão sabor mais autêntico e consistente. Queijos fortes como Cheddar podem ser misturados ao queijo suíço para obter a textura ideal, com sabor diferenciado. 

Você viu?

Agora, para derreter, uma boa maneira é ralar o queijo ou cortar em cubos, para que derreta de forma uniforme. Como a receita leva vinha, aqueça ele antes de adicionar o queijo. Adicionar uma colher de chá de limão ou um vinho mais ácido pode ajudar a derreter o queijo mais rápido. Adicione uma pequena quantidade de queijo por vez, garantido que o queijo esteja completamente derretido antes de adicionar mais.

Um erro básico, mas que pode estragar o fondue é adicionar todo o queijo de uma vez – isso pode produzir uma bola dura, que talvez nunca derreta completamente. Caso fique pegajoso ou pareça que coalhou, reduza o fogo e mexa bem até que suavize. 

Se ficou muito grosso, coloque mais vinho aquecido ou uma pitada de bicarbonato de sódio. Agora, se precisa engrossar, um pouco de amido de milho com vinho resolve. 

Os melhores acompanhamentos para fondue são os clássicos, além da carne. Pães firmes, neutros e vegetais, como cenoura, pepino e aipo. Para acompanhar, bebidas como chás, sucos de fruta armonados e vinho quente são uma boa escolha. 

Fondue doce

Como o queijo, derreter o chocolate também tem seus truques. O melhor chocolate, que tem cor e sabor agradável, é o 70% cacau, usados em confeitaria ou para cobrir bolos não darão o mesmo resultado. 

Para derreter, tome cuidado com o calor muito alto, pois pode deixar o chocolate grosso e com pedras. Derreta em fogo baixo, mexendo sempre. Adicionar algo ácido, como suco de laranja ou licor, pode deixar mais fino, se ficar muito fino, coloque manteiga. 

Para acompanhar, frutas como morangos, bananas, uvas, figos e damascos são perfeitos, mas procure também frutas que fiquem firme no garfo do fondue. Pode ser usado também marshmallow, biscoitos tipo waffer e pedaços de bolo e folhados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!