Prato tradicional do inverno, o fondue pode ser servido tanto doce quanto salgado , com uma combinação de sabores incrível. Além de esquentar o ambiente e ter combinações saborosas, o fondue é simples de fazer.

Nada como um bom fondue para afastar o frio
Divulgação
Nada como um bom fondue para afastar o frio


Mas apesar de fácil, o fondue tem seus truques. Pensando em não arruinar a noite errando em algum ponto do preparo do fondue, a Chef Clau Poiatti trouxe dicas infalíveis para você que quer fazer fondue em casa!


Cuidado com o tipo de queijo

Queijos suaves misturados com mais picantes é uma boa opção
Lipe Borges/Divulgação
Queijos suaves misturados com mais picantes é uma boa opção


Apesar de muitos comprarem o queijo próprio, é preciso prestar atenção no tipo. Clau indica utilizar o Emental, que é duro, amarelo claro e suave, misturado ao Gruyère, que é mais forte.

Outros queijos que ela indica é o Gouda e o Provolone. "O Gouda é mais suave, indicado para crianças até. O Provolone pode substituir o Gruyère, pois é um pouco mais picante", aponta a chef.

Se preferir utilizar o muçarela, ela indica derreter e não utilizar vinho. "Ao juntar bebida alcoólica ele tende de ficar muito elástico ao invés de cremoso. Utilize leite para derreter e sempre junte outro queijo, como o Gruyère", afirma Clau.

Já para o doce, chocolate!

Chocolate é o melhor para fondue doce
Lipe Borges/Divulgação
Chocolate é o melhor para fondue doce


Clau indica algumas marcas de chocolates fracionados, que derretem fácil e não queimam com facilidade. "O fracionado da Sicao é ótimo, Harald é uma boa escolha também. Se não encontrar, as marcas mais conhecidas como Nestlé e Garoto dão bons resultados ao derreter", indica a chef.

Você viu?

Banho-maria é a melhor opção

Derreta o chocolate em banho-maria para não queimar
Leandro Farchi/ Fotoarena
Derreta o chocolate em banho-maria para não queimar


Para derreter o chocolate, o mais indicado é utilizar a clássica técnica do banho-maria. "O único cuidado é com a água, que pode cair no fondue", afirma Clau. Já para o queijo, derreta na panela com vinho, que deixa o queijo cremoso, mas não grosso.

Para o salgado, carne!

Cortada em tiras finas, você pode utilizar alcatra, filé mignon e picanha
Reprodução/Netao Bom Beef
Cortada em tiras finas, você pode utilizar alcatra, filé mignon e picanha


Clau indica utilizar carnes macias. "O filé mignon é o mais recomendado, mas você pode utilizar o miolo da alcatra ou picanha, temperados com sal e pimenta. Você pode fritar em uma chapa e ir direto no molho ou fritar na panela do jogo de fondue para deixar um sabor antes de colocar o queijo", aponta a chef.

Para o doce, frutas!

Frutas da época são mais utilizadas
Divulgação
Frutas da época são mais utilizadas


Você pode utilizar marshmallow, mas tradicionalmente as frutas são as protagonistas do fondue. "As mais usadas são uva, morango, manga, banana e kiwi. Lembre-se sempre de secar bem as frutas antes de mergulhar no chocolate, pois a água pode reagir mal com o chocolate e ressecar", afirma Clau.

Cuidado para não queimar o fondue

No rechaud o fondue pode queimar também
Receitas Nestlé/Marcelo Resende
No rechaud o fondue pode queimar também


O risco de queimar não está só na hora de derreter, o fondue tanto salgado quanto doce pode queimar no rechaud. Por isso, Clau indica alguns cuidados: "utilize uma panela mais grossa tanto para o chocolate quanto para o queijo, mexendo sempre para que não grude e queime. Mantenha o fogo do rechaud sempre baixo".

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do fondue fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!