A pipoca doce é sucesso nas ruas de escolas, portas de teatros, cinema e até mesmo em trends no TikTok! A receita pode parecer simples, mas alguns truques e dicas de chefs para deixar o petisco ainda mais saboroso podem melhorar o preparo.
Para começar o preparo, é importante saber a quantidade exata de óleo que deve ser usada na receita para não deixar a pipoca doce “encharcada”. As chefs Daniella Sabbag e Angela Barreto recomendam duas colheres de sopa de óleo para cada 100g de pipoca. “O erro é, às vezes achar que os grãos devem ficar cobertos pelo óleo”, conta Barreto.
É comum vermos em vídeos na internet pessoas estourando o milho da pipoca na mesma panela onde está a cobertura que será utilizada, mas não é o recomendado. Dessa forma, fica mais fácil de queimar a pipoca. A melhor opção é fazer as duas receitas separadas e só depois colocar a calda na pipoca já pronta.
“Para quem não tem prática, fazer na mesma panela somente se for a pipoqueira, porque como os grãos vão sendo envolvidos pelo caramelo e não ficam parados no fundo da panela, eles estouram todos e não queimam”, ressalta Barreto.
As chefs contam que são várias coberturas deliciosas que podem ser usadas na pipoca doce. Chocolate branco, chocolate ao leite, paçoca, leite em pó e a clássica de caramelo são as mais procuradas. “A mais comum seria a caramelizada. Para muitos é uma lembrança da infância, aqueles carrinhos na porta da escola. Quem não amava aquele cheiro de pipoca doce? Até hoje é muito pedida”, diz Barreto.
Você viu?
Para quem quer fazer o clássico caramelo, Sabbag explica como acertar na calda: “Para a pipoca caramelizada, 100g açúcar, 25g de manteiga sem sal, 4g de fermento químico e uma pitada de flor de sal”, conta. Anotou as dicas? Confira a receita da chef Angela Barreto.
Pipoca doce
- 120gr de milho para pipoca premium ou mashroom
- 100gr de açúcar cristal
- 80ml de água
- 30ml de óleo
Modo de preparo
Coloque os ingredientes na panela pipoqueira. Leve ao fogo aberta. Quando a primeira pipoca estourar, tampe e moça a alavanca até que os estouros parem. Não parar de mexer enquanto estouram. Desligue o fogo e coloque em uma forma para que esfriem. Vá mexendo com as mãos para que elas se soltem.
Série "Não Erre"
As dicas e receitas para o preparo da pipoca doce fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: