O doce de abóbora é típico de festas juninas
Reprodução
O doce de abóbora é típico de festas juninas


Nesta época mais fria, nada como um belo doce para melhorar o dia! Em época de quermesse, os doces típicos, como o doce de abóbora, fazem a alegria de crianças e adultos. Com as festas ainda suspensas por causa da Covid-19, você pode levar o sabor das festas juninas para sua casa


Se é iniciante na cozinha ou procura por uma receita simples, saiba que o doce de abóbora tem seus truques para ficar perfeito. O chef Melchior Neto ensina a seguir todo o que você precisa saber para não errar no preparo do doce de abóbora. Confira as dicas e aproveite!

O tipo de abóbora ideal 

O doce é feito com um tipo específico de abóbora
Reprodução
O doce é feito com um tipo específico de abóbora


Para o doce, Melchior indica a abóbora pescoço. "Mais alongada e saborosa, em muitos lugares ela é conhecida como abóbora doce também", disse. Por ser mais úmida e fibrosa, ela é ideal para o preparo de doces por não soltar tanta água e ser mais fácil de atingir o ponto ideal.

Há diferentes pontos do doce

Há ponto de colher e também de corte
Reprodução
Há ponto de colher e também de corte


Em quermesses, há o doce de abóbora de colher e o de corte. Segundo Melchior, o de colher fica pronto mais rápido, quando ela cozinhar, já está pronto. "Agora, o de corte precisa de um segundo cozimento", diz. 

Se você quer algo mais firme, o chef indica menos tempo, agora cremoso, mais tempo. "Tudo depende do gosto da pessoa, mas o mais importante é ela estar cozida", comenta. 

Para evitar pedaços da abóbora, é preciso mexer!

Doce de abóbora deve ser bem mexido
Reprodução
Doce de abóbora deve ser bem mexido


Você viu?

Se não gosta de um doce pedaçudo, Melchior fala para mexer bem. "Basta ficar mexendo as abóboras sempre no cozimento, quando ele estiver no ponto, amasse bem com uma espátula, até que vire purê", diz. 

Cuidado com o açúcar

Doce de abóbora é uma delícia
Reprodução
Doce de abóbora é uma delícia


O doce de abóbora necessita de açúcar, mas cuidado para não passar do ponto. "A proporção básica para não errar é: para cada quilo de abóbora, use 500 gramas de açúcar. Assim, é só ir adaptando para a quantidade da receita", indica. 

Não precisa de leite!

Algumas receitas indicam o uso de leite, mas Melchior diz que não é necessário. "Durante o cozimento a abóbora solta bastante água, essa água vira uma calda e ajuda no desenvolvimento do doce. Com isso não é necessário se adicionar leite", diz. 

Receita de doce de abóbora com coco

Melchior trouxe uma receita exclusiva para o iG Receitas! Para incrementar o doce de abóbora, ele adiciona coco, canela e cravos para a receita ficar ainda mais deliciosa. 

Ingredientes:

  • 800g de abóbora descascada e picada
  • 400g de açúcar
  • 1 canela em pedaço
  • 4 cravos
  • 250g de coco ralado em flocos

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque a abóbora, o açúcar, o coco, os cravos e a canela misture bem e leve ao fogo baixo com a tampa na panela. Deixe cozinhar até que a abóbora fique macia e solte água para formar uma calda.

Atenção para que não grude no fundo da panela. Depois de uns 30 minutos, abra a tampa e mantenha a panela em fogo baixo. Deixe cozinhar por mais cerca de 40 minutos para a abóbora desmanchar e ficar sequinha. 

Série 'Não Erre'

As dicas de como fazer doce de abóbora fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas , o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!