Arepa é um tipo de pão ou panqueca de milho muito conhecida em alguns países da América Latina, tais como Venezuela e Colômbia. Diferente de muitas receitas do nosso continente, que foram trazidas pelos europeus no processo de colonização, a Arepa é um prato culinário exclusivo da nossa região.
As arepas, que tem origem no termo erepa, cujo significado é broa de milho em línguas indígenas da Colômbia e Venezuela, começaram a ser preparadas e consumidas pelos ameríndios na Venezuela, Colômbia e Panamá antes da colonização espanhola. Elas têm um formato de panqueca e sua massa é feita com farinha de milho.
Normalmente servidas no café da manhã ou no lanche da tarde, elas podem ser recheadas com diversos ingredientes, como queijo, presunto, abacate, ovos mexidos e carne desfiada. E embora as arepas sejam tradicionais tanto na Colômbia como na Venezuela, existem diferenças consideráveis em suas receitas.
Você viu?
Na Colômbia o recheio mais tradicional é o queijo, que vai em cima delas, que são preparadas bem fininhas, em comparação a da Venezuela, que é mais grossa e diversa.
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de milho para polenta
- 1 xícara de mussarela ralada
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1 xícara de leite
- 50 g de manteiga
- 1 pitada de sal
- 100 g de queijo e presunto para rechear
Modo de preparo
Num recipiente adequado, misture a farinha de milho, o queijo e o sal. Acrescente o leite e a manteiga derretida e misture. Deixe descansar por uns 5 minutos e molde a massa como se fosse fazer panquecas. Unte uma frigideira antiaderente com manteiga e deixe em fogo médio. Doure cada lado das arepas por 5 minutos e, posteriormente, corte horizontalmente e recheie com queijo. Por último, coloque na frigideira novamente para derreter o recheio. Sirva em seguida.