Medialunas
amazingcakesok
Medialunas



Conhecida mundialmente pela qualidade dos seus produtos derivados do trigo, a Argentina é o melhor lugar quando o assunto é café da manhã. A medialuna, popularmente conhecida no Brasil como um croissant doce, é uma das receitas preferidas nas refeições matinais do país. Buscando aproximar a realidade gastronômica dos nossos hermanos, o iG receitas vai te ensinar a como preparar essa delícia para o seu café da manhã. 

Gastronomia é cultura e a história das medialunas é bastante disputada. Tudo indica que esta delícia foi criada por volta de 1683, em Viena, na Áustria, embora muitos defendam que seja uma réplica da receita francesa. Ná época, os padeiros de Viena, por serem os últimos a dormir para deixar os pães frescos nas mesas, evitaram uma invasão do império Otomano (turcos) na Áustria.

Como recompensa, os padeiros poderiam criar uma gastronomia que comemorasse a vitória sobre o inimigo e decidiram criar uns pãezinhos folhados em forma de meia-lua, símbolo representado na bandeira turca. Assim, os vienenses tiveram a oportunidade de, ao comer este pão, destruir o símbolo dos inimigos.

Embora as Medialunas de origem Argentina sejam muito parecidas no formato com o croissant, de origem francesa, existem diferenças consideráveis. O croissant leva mais manteiga e menos açúcar, além de não receber a calda, que deixa a medialuna ainda mais docinha e com aquele brilho especial. Outra diferença é que a medialuna é bem menos folhada do que o croissant como vocês poderão perceber na receita abaixo.

Você viu?


Ingredientes

massa:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de leite
  • 3 colheres (sopa) de fermento biológico seco
  • 150 g de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de casca de limão ralada
  • 3 ovos
  • ½ colher (sopa) de manteiga para pincelar 


Cobertura:

  • 1 ovo misturado com 1 colher (sopa) de água
  • 60 ml de água
  • 1 colher (chá) de maisena
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) rasa de açúcar de confeiteiro (opcional) 


Como fazer:

Misture em uma tigela 400 g de farinha de trigo, sal, o açucar, a manteiga em temperatura ambiente, a casca de limão e os ovos. Mexa com colher e derrame por cima o leite em temperatura quente. Depois, mexa bem e adicione os 100g de farinha de trigo restante, amassando super para deixar a massa bem sovada e elástica. Devolva na tigela, cubra e deixe em lugar adequado até dobrar de volume. Enquanto isso unte uma assadeira.

Quando a massa estiver crescida, divida-a em duas ou três partes, dependendo do tamanho que você queira que fiquem as medialunas. Você deverá abrir cada uma dessas partes com rolo, para que fique em forma de círculo. Com ajuda de um cortador, corte como se fossem porções de pizza. Pode ser em 8 ou em 12 pedaços, você decide.

Derreta a ½ colher de manteiga e pincele com ela cada um dos triângulos. Depois é preciso enrolar começando pela base dos triângulos. Por último, molde em forma de meia lua e aperte um pouquinho as pontas. Acomode na assadeira. Repita com todos os triângulos.


Bata ligeiramente o ovo com a água e pincele cada medialuna. Leve ao forno preaquecido por 20 a 25 minutos.

Enquanto elas assam, prepare um glacê para dar brilho às Medialunas, misturando em uma panela a água com o açúcar e maisena, mexendo sempre até engrossar. Quando as medialunas estiverem assadas, tire do forno, deixe amornar um pouco e pincele com o glacê. Se quiser, pode polvilhar açúcar de confeiteiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!