Cada tipo de cerveja harmoniza com alimentos diferentes
Gabriela Giacomini
Cada tipo de cerveja harmoniza com alimentos diferentes








Uma cerveja é a companhia perfeita para acompanhar um churrasco ou um petisco na praia ou boteco. Mas, além desses momentos de descontração, as  cervejas  podem ser harmonizadas com alimentos mais sofisticados. Ela vai bem com todos os tipos de carne e vai muito bem na degustação de queijos.


Para ensinar o primeiros passos da harmonização com cerveja, o iG Receitas conversou com Marta Rocha, sommelière e embaixadora de conhecimento e cultura cervejeira na Ambev. Ela ensina a seguir como combinar os sabores dos alimentos com a cerveja para acentuar o sabor dos mesmos. 

Carne vermelha

Para acompanhar carnes assadas, Marta indica as Pale Ale ou India Pale Ale. "As notas carameladas provenientes do malte se associam perfeitamente com os sabores caramelizados da carne, provenientes da reação de Maillard – aquele tostadinho suculento da carne assada", diz. Além disso, elas possuem certo  amargor, proveniente do lúpulo, que ajuda a cortar a gordura no paladar.

Carne de porco

A carne de porco combina com cervejas do estilo Dubbel. Os sabores caramelizados formam um par perfeito com a superfície da carne assada.  Os sabores frutados complementam o enlace.

Frango

Assado ou frito, o frango acompanha muito bem uma cerveja Amber Lager. "Essa é uma cerveja leve, com sabores delicados, assim como a carne de frango. Além disso, os sabores maltados da Amber Lager se entrelaçam perfeitamente com a superfície tostadinha do frango", diz. 

Você viu?

Peixes

Diferente do frango, que vai bem com a Amber Lager de qualquer forma, harmonizar a cerveja com o peixe depende do tipo e modo de preparo, pois isso influencia na escolha da cerveja. Peixes mais gordurosos, como salmão, atum e bacalhau pedem cervejas mais carbonatadas e com acidez, como as aquelas da família Sour. Segundo Marta, isso ajuda a limpar a gordura do paladar, preparando-o para uma próxima garfada". 

Peixes defumados harmonizam muito bem como cervejas do estilo Weissbier. Elas possuem doçura para equilibrar o sabor do prato. Já peixes grelhados e com sabores delicados combinam muito bem com cervejas delicadas, como as Witbier, que com seu toque cítrico, complementam o sabor do peixe.

Queijos

Queijos frescos, como ricota, cottage e minas, possuem um sabor bem delicado.Por isso, uma boa cerveja para acompanhar é aquela leve, com baixo corpo e amargor, como as American Lagers. Brie e camembert vão bem comcervejas de corpo leve. "O frutado complementa o sabor e a cremosidade desses queijos, funcionando como se fossem as geleias, que normalmente são as parceiras na hora de servir", diz. 

Para queijos azuis, como gorgonzola, Marta indica uma cerveja encorpada. "Este tipo de queijo é potente tanto no aroma quanto no sabor e harmoniza muito bem com cervejas encorpadas e maltadas, como as Stouts, que possuem dulçor para balancear o salgado do queijo e amargor para equilibrar a cremosidade", indica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!