Um acompanhamento perfeito para churrascos e almoços diferentes
Reprodução/Panelinha
Um acompanhamento perfeito para churrascos e almoços diferentes


Perfeita para acompanhar o churrasco ou um frango, peixe ou carne assada, a batata assada com sal grosso é super fácil de preparar e fica uma delícia. Esta econômica receita da Panelinha, da Rita Lobo, é feita com casca e fica crocante por fora e cremosa por dentro. Ela leva uma hora para ficar pronta.


Ingredientes:

  • 1 kg de batata bolinha (cerca de 28 unidades)
  • ⅓ de xícara (chá) de sal grosso
  • 1 ½ colher (chá) de páprica defumada
  • 5 dentes de alho
  • 5 ramos de tomilho
  • 1 colher (chá) de azeite

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Transfira as batatas para um escorredor, deixe sair o excesso de água e reserve — não é preciso secar as batatas, elas devem permanecer úmidas para o sal grudar melhor na casca.

Você viu?

No pilão, bata o sal grosso com a páprica para quebrar os grãos em pedaços menores e unificar os sabores (se preferir utilize um miniprocessador de alimentos ou liquidificador no modo pulsar).

Transfira as batatas para uma assadeira grande, junte o sal temperado e misture bem — parte do sal deve grudar na casca das batatas e o restante vai ficar espalhado no fundo da assadeira. Espalhe as batatas na assadeira sem encostar ou amontoar.

Unte bem os ramos de tomilho e os dentes de alho (inteiros e com a casca) com o azeite — assim eles não queimam ao assar. Distribua tudo entre as batatas.

Leve as batatas ao forno para assar por cerca de 50 minutos, ou até ficarem douradas por fora e bem macias por dentro — não é preciso virar na metade do tempo. Para verificar o ponto, espete uma batata com a ponta de uma faca; ela deve estar bem macia.

Retire do forno e espere 5 minutos — assim as batatas soltam mais facilmente da assadeira. Sirva a seguir.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários