A mandioquinha cozida é deliciosa!
Reprodução/JrsLompo
A mandioquinha cozida é deliciosa!








Saudável, deliciosa, fácil de preparar. A  mandioquinha tem inúmeras qualidades e o seu sabor é quase que indiscutível! O tubérculo pode virar de purê à bolinhos e dominar por completo a sua refeição. A mandioquinha (também conhecida como) batata-baroa ou batata-salsa é uma ótima fonte de energia, fibra e potássio, além de também ajudar na imunidade e ter ação antioxidante. 


O preço da mandioquinha, atualmente, varia entre R$10 e R$13 o quilo. Segundo o Chef Melchior Neto, na hora do preparo a mandioquinha, você pode soltar a criatividade e aproveitar o alimento leve e versátil. “Pode servir como acompanhamento ou prato principal. Ela vai bem cozida, assada, frita, em forma de purê.”, diz.

Você viu?

Melchior conta que na pressão, você tem a mandioquinha cozida em 10 minutos. Já na água fervente, 15 minutos bastam para ter o ponto perfeito do alimento. O forno também é uma opção e se desejar assar, 30 minutos é o tempo necessário.

O alimento vai muito bem com carnes, frangos e peixes. A dica do chef é também acompanhar legumes salteados no azeite com ervas para deixar a sua refeição ainda mais saborosa e nutritiva.Ela é uma ótima substituta para a batata e outros alimentos.  “A mandioquinha é super versátil, pode ser usada em um escondidinho no lugar dos purês de batata ou mandioca. Ela também pode ser a base de caldos, bolinhos e petiscos”, diz o chef.

Confira a seguir algumas receitas com a batata-baroa para você se deliciar! 

Purê de mandioquinha

A receita de Melchior Neto é rápida e perfeita para aquele almoço que não pode demorar muito tempo para ficar pronto!

Ingredientes

  • 500g de mandioquinha
  • 200ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Coloque a mandioquinha para cozinhar em água fervente por mais ou menos 15 minutos. Com ela cozida escorra a água e amasse com o auxílio de um garfo. Coloque em uma panela e adicione o leite e a manteiga, mexa até dar o ponto de purê e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva com carne seca desfiada e refogada. 

Nhoque de mandioquinha sem glúten

Nesta receita deliciosa do Cookpad, você pode substituir a massa tradicional de nhoque de batata por mandioquinha.

Ingredientes

  • 700 g mandioquinha ou batata baroa 
  • 300 g mix de farinhas 
  • 1 ovo 
  • Sal a gosto

    Para o mix de farinhas:
  • 1 xícara farinha de arroz 
  • 1 xícara de amido de milho 
  • 1/2 xícara polvilho doce 
  • 1/2 colher de chá goma xantana 

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha na água com sal até dar ponto de purê. Espere a massa esfriar e adicione o ovo. Adicione a farinha e amasse. Faça uma minhoca com a massa em uma mesa enfarinhada. Corte os nhoques e coloque para cozinhar em água salgada e fervente, até boiar. Retire e adicione o molho da sua preferência. Sirva imediatamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!