Fazer pão em casa pode ser uma delícia!
shutterstock
Fazer pão em casa pode ser uma delícia!


Todo mundo ama um  pão quentinho  assado na hora. A receita leva poucos ingredientes, o preparo é divertido e o resultado, delicioso. Para você não errar no preparo do pão caseiro o chef Melchior Neto ensina a seguir os truques para fazer esta delícia em casa, da desde a sova até o forno. Confira.


Como sovar a massa?

Um dos pontos principais do pão é a sova. Pois é nesta etapa que você ativa o glúten e o fermento da massa. "Neste processo você também traz elasticidade à massa. O movimento amassar e esticar é o mais eficaz e deve ser repetido até alcançar o ponto de Véu, que é quando você estica a massa e consegue ver através dela sem que rasgar", diz. 

Como evitar que o pão fique massudo?

Na hora de fazer o pão, preste atenção na quantidade de farinha e água que está utilizando. "Este erro é um dos principais: não utilizar a quantidade correta de farinha e não sovar a massa o suficiente para ativar o glúten. Então é importante se atentar nesses detalhes, pois o pão pode ficar massudo", afirma. 

Como evitar que o pão fique duro como pedra?

Quanto mais tempo de forno, mais crocante. Para evitar que passe do ponto, fique de olho na temperatura e tempo. "Para ficar crocante o pão precisa de calor e mais tempo de forno. Uma boa ideia é assar em vapor, assim ele não cria aquela casca dura, mas de qualquer forma, fique de olho no pão para que não passe do ponto desejado", indica.

O quanto de água adicionar? Quando parar?

Segundo Melchior, tudo depende do ambiente. "Em ambientes mais secos a farinha vai precisar de mais água e em lugares mais úmidos ela vai pedir menos líquido. O importante aqui é ir sentindo a massa e ir adicionando aos poucos para não correr o risco de perder a receita", aponta.

Como rechear o pão?

Nessa hora é soltar a criatividade! Melchior traz algumas indicações de sabores para rechear o pão. "Ricota temperada com ervas é um recheio super prático e saboroso. Outra sugestão é o clássico presunto e queijo, que você pode inovar substituindo a muçarela por cream cheese ou requeijão. Para rechear você pode abrir a massa distribuir o recheio e enrolar como se fosse um rocambole, depois só pincelar uma gema de ovo batida e colocar para assar", diz.

Receitas de pão

Anotou as dicas? Então parta para a cozinha e prepare pães perfeitos em casa! Você pode fazer o básico e também recheados:

Série "Não Erre"

As dicas de como fazer pão caseiro são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas. São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!