Com a pandemia do coronavírus, muitos aproveitaram o tempo a mais em casa para colocar a mão na massa e fazer pratos diferentes. Logo as redes sociais foram tomadas por imagens de pães caseiros . Algumas super apetitosas, outras que se destacam por terem dado errado, como mostra o vídeo abaixo.
Felizmente, para todo iniciante no mundo culinário, há alguns produtos que podem ajudar para não cometer um desastre completo na cozinha. Um deles é o mix para pão da Wickbold. A nova linha Do Seu Forno vem com a mistura para pão e o fermento certinhos para a preparação. Basta acrescentar 10 ml de óleo e um pouco de água para a massa em casa e seguir as instruções de preparo.
Experimentei a massa tradicional e a do pão australiano, já que sou apaixonada por este tipo de pão. Como uma boa iniciante, o primeiro teste, com a massa tradicional saiu com um erro: ficou lindo, delicioso, mas esqueci de untar a forma (o que é tão básico, mas não estava nas instruções da caixa) e o pão grudou. Com uma boa faca de serra o problema foi resolvido.
Na segunda tentativa, com o pão australiano, fiz com mais atenção e untei a forma! A preparação está explicada em quatro passos simples impressos caixa do produto. Mas se o padeiro iniciante precisar de mais ajuda, há um QR Code na embalagem com vídeos explicando como fazer o pão.
Como é o preparo?
Você viu?
Os passos para fazer o pão são:
- Misturar os ingredientes secos e molhados
- Sovar a massa por 10 minutos e deixar descansar por mais 10 após a sova
- Dividir a massa como quiser e descansar por 60 minutos (no caso do australiano)
- Pré-aquecer o forno a 190 graus por 10 minutos. Colocar o pão no forno de 30 a 40 minutos.
O preparo é simples de verdade. No começo pensei que iria sujar a cozinha inteira e estragar o meu forno, ainda mais depois de misturar a massa e começar a sova, porque o pão começa a grudar nos dedos e você pensa que fez alguma coisa errada, mas não!
Segui com coragem e nem precisei colocar mais farinha, porque a massa começou a dar liga de verdade e depois de 10 minutos, ela parou de rasgar facilmente. Para mim que detesto lavar louça, foi ainda mais simples, já que eu usei apenas um recipiente e a pia lisa para fazer o pão.
Coloquei 35 minutos de forno para o pão, mas como o meu forno é bem quente, untei a forma (não podemos esquecer né) e tirei por volta dos 30 porque o pão já estava dourado e o cheirinho estava me matando de fome. Uma dica que o produto dá é olhar somente depois dos primeiros 15 minutos, porque pode estragar a massa com a entrada de ar.
Ok, o preparo é legal. Mas e o sabor?
Tanto o pão tradicional quanto o pão australiano ficam dourados e saborosos. Fiz no formato mais iniciante possível, sem nenhum corte ou modelo bonito. Mas o sabor é perfeito, você não precisa adicionar sal na massa ou qualquer outra coisa, mas a própria Wickbold indica inovar e fazer como preferir, como finalizar polvilhando farinha ou fubá para decorar. Como eu não tinha fubá, ficou do jeito que saiu do forno.
O pão fica um pouco crocante por fora (mas você pode deixar mais com 40 minutos de forno) e bem macio por dentro. Passei manteiga e requeijão no tradicional e ficou perfeito no café da tarde. Já no australiano, experimentei também com um pouco de mel, já que o pão é um pouco mais leve e a combinação ficou deliciosa.
Sozinho o pão já é uma delícia, mas vale passar manteiga e ver derreter, a experiência fica ainda mais gostosa. A sensação de comer um pão feito por você e ainda ter saído delicioso é uma recompensa perfeita no fim do dia.