As sementes estão populares e dominando as refeições
Reprodução/freepik
As sementes estão populares e dominando as refeições











A lichia e a linhaça são suas sementes muito usadas em dietas porque além dos benefícios para a saúde , dão sensação de saciedade e atribuem muito para o prato. Elas tem um sabor suave e podem ser polvilhados sobre iogurtes e incorporadas em smoothies, mingaus, sopas, sucos, e saladas. 


“Como farinha, podem ser adicionadas ou misturadas em pães, biscoitos, massas, salgadinhos e bolos. Também podem ser usadas ​​para engrossar molhos ou como substitutos de ovo em muitas receitas vegetarianas”, diz a nutricionista Adriana Stavro. 

Além da farinha, o óleo de chia e linhaça pode ser usado para substituir a gordura animal, aumentando o seu valor nutricional, como explica Adriana. “A farinha de chia parcialmente sem óleo tem sido usada como fonte de fibra dietética. Estes são alguns exemplos de como usar estes dois superalimento.”

As sementes de chia são pequenas e de formato oval, podendo vir nas variedades preta ou branca. As sementes de linhaça são mais planas e maiores, geralmente marrons ou douradas. Elas podem ser compradas inteiras ou moídas. “As sementes de chia têm um sabor bem suave, enquanto as sementes de linhaça têm um sabor que lembra nozes. No entanto, ambas são facilmente incorporadas em uma variedade de pratos”, diz Adriana.


Consuma em pequenas porções!


É aconselhável introduzir tanto a chia quanto a linhaça em sua dieta em pequenas porções. Isso porque as sementes são ricas em fibras e precisam de muito líquido para digeri-las totalmente de maneira adequada. A nutricionista explica que podem ocorrer problemas de prisão de ventre se forem consumidas muito rápido e em grande quantidade.

A semente de chia aumenta de tamanho quando exposta à água, então, modere no consumo! O ideal é 1-2 colheres de sopa (10-20 gramas) por dia. Então, atenção! 


Quais os benefícios das sementes para a saúde?


As duas são fontes naturais de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas. Segundo a nutricionista, eles trazem benefícios para os pacientes com doenças cardiovasculares. 

“As sementes de linhaça e chia contêm boas quantidades de fibra, o que tem sido associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 (DM2). Isso leva a um aumento mais gradual nos níveis de glicose no sangue após uma refeição”, diz. 

Você viu?

Além disso, estudos mostram que as sementes induziram efeitos anti-hipertensivos em pacientes com pressão alta e que o consumo regular da chia, seja como semente ou óleo, pode ajudar no combate ao câncer e também ao Alzheimer.

Agora que você já sabe mais sobre a linhaça e a chia confira a receita indicada pela nutricionista e aproveite!

 Salada mediterrânea


Ingredientes

  • ·  4 xícaras de água
  • ·  1 xícara de chá de quinua cozida
  • ·  ½ colher de chá de sal
  • ·  ½ xícara de sementes de chia
  • ·  ½ xícara de chá de linhaça
  • ·  1 xícara de tomates cereja cortados ao meio
  • ·  1 xícara de azeitonas picadas e sem caroço
  • ·  1 cebola roxa picada (você pode refogá-la no azeite)
  • ·  Hortelã picada levemente à gosto (também pode fazer orégano)
  • ·  300g de queijo feta esfarelado ou pode ser mini muçarela de búfala
  • ·  3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • ·  1 colher de sopa de vinagre de maçã

Modo de preparo

Leve a água para ferver. Em seguida, adicione a quinua e o sal. Reduza o fogo e deixe ferver por 15-20 minutos (até ficar al dente). Em uma frigideira em fogo médio, torrar as sementes de chia e linhaça por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até dourar levemente. Tenha cuidado para não deixá-las queimar. Retire as sementes e na mesma frigideira (sem lavar) refogue a cebola roxa.

Coe a quinua, e depois de fria acrescente as sementes, tomate cereja, azeitonas, cebola roxa, hortelã, queijo, azeite de oliva e o vinagre. Mexa bem, depois experimente, para determinar se precisa de mais sal, pimenta, azeite ou vinagre. Sirva e bom apetite!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!