Segunda sem carne: aprenda a fazer maionese vegana

Quem disse que não dá pra fazer maionese sem ovo? Confira três receitas super saborosas de maioneses veganas

A maionese precisa de uma base, um óleo e algo ácido
Foto: shutterstock
A maionese precisa de uma base, um óleo e algo ácido


Preparou o seu  hambúrguer vegano  e me casa só tem maionese convencional? Faça sua própria maionese vegana. Utilizando um óleo vegetal de sua preferência, algo para dar acidez e uma base é possível fazer maioneses sem usar nenhum produto de origem animal, com consistência e sabor incríveis. 


O iG Receitas reuniu três receitas deliciosas de maionese vegana: uma com base de tofu , outra com leite de castanha de caju e outra com abacate. Confira e deixe seus lanches muito mais gostosos.

Maionese de tofu

Foto: shutterstock
O óleo é o ingrediente que determina a textura da maionese


Com apenas quatro ingredientes e um liquidificador, você terá esta maionese de tofu perfeita. A receita utiliza vinagre ou suco de limão e ela pode durar alguns dias na geladeira.

Ingredientes:

  • 250 g de tofu
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher e 1/2 de sopa de vinagre de maçã (ou suco de limão)
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e cremosa. Experimente e ajustes os temperos a seu gosto, se necessário.

Maionese de leite de castanha

Foto: shutterstock
Com leite de castanha como base, você pode temperar do jeito que quiser


Na receita de A Casa Encantada, com leite de castanha como base, um óleo e limão para dar acidez.  Você pode colocar outros temperos e criar sabores para a maionese. 

Ingredientes:

  • ½ xícara de Leite de castanha de caju gelado – 125 ml
  • 1 colher de sopa de Suco de limão
  • ½ colher de chá de Sal
  • 1 xícara de Óleo de girassol gelado

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o leite de castanha, sumo de limão e sal. Tampe e bata em potência baixa para misturar. Sem desligar o liquidificador, tire a tampa central e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato, no começo espirra bastante.

Adicione aos poucos e bem devagar o óleo gelado em fio. A maionese não vai engrossar gradualmente, mas de repente. Quanto mais óleo colocar mais consistente fica a maionese. Comece colocando 1 xícara, se necessário acrescente mais.

Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até duas semanas.

Dica: você pode usar outro óleo vegetal de sabor neutro, como milho ou soja não-transgênicos.

Maionese de abacate

Foto: Reprodução
A maionese de abacate é a mais prática


Na receita de plantte, o abacate é a base e também a parte de gordura do alimento. O bom é que você não precisa de óleo para fazer a maionese, então é só bater abacate, suco de um limão e temperos ao seu gosto!

Ingredientes:

  • 1 abacate
  • Suco de um limão
  • Sal à gosto

Modo de preparo:

No liquidificador ou no processador de alimentos: basta adicionar todos os ingredientes e bater até obter a consistência de um creme bem liso. Para as quantidades que indicamos aqui, use aparelhos com os copos pequenos para facilitar.

Na mão: não é a maneira ideal, pois é mais difícil de deixar o creme bem liso, porém, caso queira, você pode amassar e bater bem os ingredientes na mão. A maionese ficará com um aspecto mais rústico, mas ainda assim deliciosa.