Segunda sem carne: aprenda a fazer carne de jaca

Conversamos com Clara Redivo do ComaVeggy, para você aprender a fazer receitas deliciosas com a fruta

A jaca verde pode ser aproveitada no almoço
Foto: Reprodução
A jaca verde pode ser aproveitada no almoço


Em uma alimentação vegana ou vegetariana , a criatividade reina na cozinha. Seja para substituir alimentos ou para adaptar proteínas nas refeições. Uma das formas de aproveitar o almoço e ter uma alimentação que tem a textura similar de carnes é a jaca. Ela pode ser preparada de modo semelhante à carne louca e ser utilizada como recheio de salgados, panquecas, sanduíches e o que mais seu estômago mandar. 


Clara Redivo, da página ComaVeggy, indica utilizar a jaca verde para o preparo. Como ainda não está madura, utilizar a fruta neste período é essencial porque o sabor e cheiro ainda são neutros. 

Como cozinhar a carne de jaca?

Para obter uma textura de carne desfiada, Clara indica cozinhar a jaca verde na panela de pressão. "Pode cozinhar nela ou no forno. Você deve cozinhar em pedaços na pressão por 15 minutos e desfiar ou embalar no papel alumínio e assar a 230 graus até conseguir passar uma faca nela, depois é só desfiar", afirma.


Quais temperos vão bem com a carne de jaca?

Como a jaca não está madura e tem sabor neutro, Clara indica temperos comuns. "Eu refogo com cebola, alho e tempero com ervas e páprica, para dar a cor", diz. Ou seja, pode usar os temperos de sua preferência. Se quiser um sabor diferenciado, vale apostar em especiarias como pimenta-do-reino, curry ou noz moscada. 

Em que receitas posso utilizar a carne de jaca?

Clara indica utilizar a jaca desfiada em receitas que você habitualmente faria com carne ou frango desfiado. "É bom utilizar em salpicão, fricassé, coxinha, empada, escondidinho. Qualquer receita neste estilo vai muito bem com a jaca", diz.