O ovo é versátil e tem diversas maneiras de preparo
shutterstock
O ovo é versátil e tem diversas maneiras de preparo


Nutritivo, versátil e barato, o ovo é um dos que vai bem em todas as refeições, do café da manhã ao jantar. Com muita proteína , o ovo pode ser usado em diversas receitas e consumido puro em preparos variados. 

A nutricionista Adriana Stavro indica que se estiver tentando reduzir o número de calorias da alimentação, opte pelos métodos de cocção cozido, escalfado e ovos moles. Esses métodos de cozimento não adicionam calorias extras de gordura como os fritos, mexidos ou a omelete.

Veja a seguir algumas dicas de preparo e conservação do ovo. 


Validade e conservação

Uma dica para ajudar na compra do ovo é sempre preferir os orgânicos, que são livres de antibióticos e qualquer resíduo químico.

Para dar aquela conferida na validade do ovo, faça um teste simples: o Teste Flutuante. Coloque-os em uma tigela com água. Os ovos frescos descansam de lado, enquanto os ovos mais velhos começam a flutuar. 

É importante manter os ovos em suas caixas originais, protegendo e impedindo que o alimento absorva odores e sabores diferentes. Os ovos devem ser armazenados na geladeira, a uma temperatura constante abaixo de 20ºC. O lugar ideal para guardá-los é na prateleira do meio, evite as portas, pois é o lugar mais quente do refrigerador. 

Como fazer ovo cozido

Cozinhe os ovos em uma panela com água fervente por 6 a 12 minutos, dependendo do ponto que você preferir. Quanto mais tempo ferver, mais firme ficará. Ao desligar o fogo, remova da panela e mergulhe os ovos em água gelada para evitar a descoloração da gema e facilitar o descascamento. Depois é só deixar descansar em água corrente fria e pronto.

Como fazer ovo frito

Comece aquecendo uma frigieria, de preferência antiaderente, em fogo médio, com uma colher de sobremesa de manteiga, óleo de coco ou azeite. Quebre os ovos (dois por porção) em uma tigela pequena. Quando a gordura usada (manteiga, óleo de coco ou azeite) estiver quente, coloque cuidadosamente os ovos, segurando a tigela o mais próximo possível da frigideira para evitar que as gemas se quebrem.

Em seguida, reduza o fogo. Cozinhe até que as claras estejam firmes, por mais ou menos um minuto. Depois que as claras estiverem definidas, vire cuidadosamente com uma espátula. Cozinhe por mais 30 segundos do outro lado e sirva imediatamente.

Como fazer ovos assados no forno

Os ovos assados são preparados com ervas e especiarias no forno até que estejam firmes. Só é preciso ajustar a temperatura do forno, untar uma forma de muffin ou outra forma antiaderente, quebrar os ovos e assar por cerca de 15 minutos. 

Como fazer ovo mexido

Para os ovos mexidos ficarem fofos, bata rapidamente por pelo menos 15 segundos para incorporar ar antes de cozinhar. O resto é fácil! Leve ao fogo médio uma frigideira e aqueça uma colher de chá de manteiga, óleo de coco ou azeite.

Bata os ovos em uma tigela, coloque na panela e reduza o fogo. Com uma espátula ou colher de pau, empurre os ovos cozidos em direção ao centro enquanto inclina a frigideira para distribuir todas as partes. Quando os ovos estiverem quase prontos, mexa-os delicadamente, virando-os algumas vezes. Acerte o sal e aproveite!

Como fazer omelete

Para acertar na omelete, bata os ovos e os despeje em uma frigideira quente, com uma colher de chá de manteiga, óleo de coco ou azeite. Cozinhe lentamente em fogo baixo. Ao contrário dos ovos mexidos, uma omelete não é mexida quando está na panela, são moldados como uma panqueca.

Como fazer ovo no microondas

Não se deve colocar ovos inteiros no micro-ondas, seu cozimento neste equipamento é recomendado somente depois que a casca for removida. 

Você viu?

Bata os ovos: as gemas geralmente cozinham mais rápido que as claras porque contêm mais gordura. 

Use tempos mínimos: Para evitar que seja cozido em excesso, comece com o menor tempo e adicione de 10 ou 15 segundos até terminar.

Tente cozinhar de maneira uniforme: para promover um cozimento uniforme, mexa os ovos com os ingredientes durante o preparo.

Como fazer ovos escalfados ou poché

Esse jeitinho de preparar o alimento é diferente. O ovo é cozido fora da casca, em água fervente, deixando uma textura delicada e gema mole. O ovo é adicionado à água de 3 a 5 minutos (dependendo da consistência desejada).

Passo 1: Adicione água a uma panela profunda. Deixe ferver e reduza o fogo.

Passo 2: Adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã. É importante para acelerar a coagulação da clara.

Passo 3: Quebre um ovo em uma tigela pequena. Com uma colher grande, mexa delicadamente a água em movimentos circulares para criar um redemoinho. Isso fará com que o ovo vá para o centro da panela. Deslize cuidadosamente o ovo na água.

Passo 4: Aguarde de 3 a 4 minutos para obter os ovos escalfados com as claras firmes e gemas moles e escorrendo. De 4 a 5 minutos para gemas mais firmes.

Passo 5: Retire os ovos da água com uma escumadeira e sirva imediatamente.

Como fazer ovos quentes (ovos moles)

Neste método, os ovos quentes não devem ser fervidos durante o preparo,pois assim produzirá um resultado emborrachado. Deve ser levado à fervura e imediatamente retirado do fogo!

Coloque os ovos em uma panela grande o suficiente para acomodá-los em uma única camada. Coloque em fogo médio/alto e deixe ferver. Assim que ferver, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 1 a 2 minutos. Retire os ovos da água e sirva imediatamente em copos de ovos. Tempere com sal e pimenta.

Combine-os com vegetais

Ovos vão muito bem com legumes. Algumas ideias simples incluem adicionar os legumes de sua preferência em uma omelete ou ovos mexidos ou simplesmente cozinhe os ovos da maneira que quiser e coloque legumes ao lado.

Não cozinhe demais

Quanto mais tempo e mais quente, mais nutrientes poderá se perder. O calor alto por muito tempo também pode aumentar a quantidade de colesterol oxidado. Ferver demais também reduz significativamente a quantidade de aminoácidos livres, luteína e zeaxantina.

Métodos de cozimento mais curtos e com menos calor causam menos oxidação do colesterol e ajudam a manter os nutrientes. Isso faz os ovos cozidos, escalfados e moles a serem as formas de preparo mais saudáveis. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!