arroz
Reprodução/Panelinha
Para o ano novo, que tal um arroz diferente com figo?


Com o final de ano chegando, é hora de pensar na ceia de ano novo. Mas ficar apenas no arroz com passas não dá né? Então que tal evitar brigas na ceia com uma receita de arroz diferente para acompanhar os pratos da ceia?


Pensando nisso, trouxemos a receita de arroz com figo e especiarias da panelinha da Rita Lobo para promover a paz na família e acabar de uma vez com todas com a tradição das passas no arroz!

Ingredientes:

  • 1 ½ xícara (chá) de arroz
  • 3 xícaras (chá) de água fervente
  • ½ cebola
  • 1 ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga
  • 6 figos secos (½ xícara picado, cerca de 65g)
  • ¾ de xícara (chá) de amêndoas com pele
  • 1 folha de louro
  • 1 canela em rama
  • 1 colher (chá) de cominho em grãos
  • ¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
  • 6 ramos de salsinha (com o talo)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 cebola
  • ⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de óleo

Modo de preparo:

Descasque e corte as cebolas em meias-luas finas de 0,5 cm.
Numa travessa pequena coloque a farinha e forre uma assadeira média com papel-toalha.

Leve uma panela pequena com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, comece a empanar as fatias de cebola.
Coloque uma porção da cebola fatiada na travessa com a farinha e misture bem com as mãos para empanar toda a superfície.

Assim que o óleo estiver quente, retire a porção de cebola da farinha e dê uma chacoalhada para tirar o excesso. Com cuidado, coloque as cebolas empanadas no óleo quente e deixe fritar por cerca de 3 minutos até que fiquem bem douradas. Cuidado: mexa de vez em quando com uma escumadeira pois em poucos segundos a cebola pode queimar. Atenção: é importante empanar e fritar a cebola em etapas para que dourem de maneira uniforme.

Transfira a cebola frita para a assadeira forrada com papel e repita com o restante. Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.

Leve uma panela grande ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar.

Adicione o arroz, o louro, a canela e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido. Meça 3 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem, aumente o fogo para médio, e não mexa mais.

Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho. 

Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 

Lave, seque e pique grosseiramente os talos e folhas de salsinha. Corte o figo seco em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as amêndoas. Bata as sementes de cominho no pilão. Passado os 5 minutos, solte os grãos de arroz com um garfo e reserve numa tigela grande.

Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio até derreter. Mantenha a manteiga em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 2 minutos até atingir uma coloração marrom clara – essa manteiga mais tostada é chamada noisette, e tem sabor e aroma de avelã.

Adicione as amêndoas, os figos, as sementes de cominho e a pimenta-da-jamaica. Tempere com sal e pimenta a gosto, e mexa por 3 minutos até perfumar e tostar levemente as amêndoas.

Junte as frutas secas ao arroz, adicione a salsinha e misture delicadamente. Transfira o arroz para uma travessa (ou prato de servir), cubra com a cebola frita e sirva a seguir. 

Dica: esse arroz fica uma delícia servido em temperatura ambiente ou até frio. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários