A focaccia pode ser servida na ceia ou até para um presente especial
Reprodução/Panelinha
A focaccia pode ser servida na ceia ou até para um presente especial


A receita italiana da focaccia é perfeita, principalemente por ser fofinha e com muito sabor. Ela é fácil de preparar, mas tem segredinhos no tempo. Para a ceia de Natal, a focaccia é ótima para inovar na entrada e até se você quer presentear alguém especial.


Com preparo de mais de duas horas e rendendo 15 porções deliciosas, esta focaccia da Panelinha da Rita Lobo é ótima, pois não tem sova e é super simples de preparar. Você pode colocar outras coberturas, mas a de abobrinha com molho de manjericão irá conquistar o paladar dos convidados.

A focaccia permanece macia por 3 dias e pode ser congelada por até 3 meses. Para congelar, embale as fatias da focaccia frias individualmente e coloque no congelador. Já na hora de descongelar, leve a frigideira ao fogo médio, borrife com um pouco de água e mantenha tampada até descongelar. Dá para descongelar as fatias no forno (a 180 ºC) ou no forno elétrico.

Ingredientes:

Para a massa:

  • 3 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo (cerca de 450 g)
  • ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1 ¾ de xícara (chá) de água morna
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Para a cobertura e finalização:

  • 1 abobrinha
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • ¼ de xícara (chá) de manjericão
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal moído na hora a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela grande misture a farinha, com o fermento e o sal. Junte a água morna de uma só vez e misture bem com uma espátula de silicone para incorporar – não é necessário sovar, mistura apenas até a farinha absorver toda a água e formar uma massa uniforme.

A massa fica grudenta, é assim mesmo, não adicione mais farinha. Atenção à temperatura da água: ela deve estar apenas morna para dar início à fermentação que acontecerá na geladeira, se estiver muito quente pode inativar o fermento. Coloque 2 colheres (sopa) de azeite numa outra tigela grande – ela deve ser grande o suficiente para a massa crescer e dobrar de volume. Transfira a massa para a tigela com o azeite, raspando bem com a espátula de silicone.

Com a espátula (ou com as mãos), vire a massa de baixo para cima, para ficar besuntada com o azeite – não é preciso incorporar o azeite à massa, apenas cobrir a superfície.

Você viu?

Cubra a tigela com filme para a massa não ressecar (se preferir, use uma tigela que tenha tampa). Leve à geladeira e deixe a massa fermentar por no mínimo 12 horas e no máximo 36 horas – a massa vai fermentar lentamente e a grande quantidade de água vai fazer com que o glúten se desenvolva sem precisar sovar.

Passado o tempo de descanso, transfira a massa para uma assadeira antiaderente de 30 cm x 20 cm (se sua assadeira não for antiaderente regue o fundo com 1 colher (sopa) de azeite). Com as mãos (ou com a espátula) espalhe a massa no fundo da assadeira – não precisa ocupar toda a área certinho, pois a massa se acomoda na assadeira.

Cubra com um pano e deixe a massa descansar por 50 minutos – a focaccia vai crescer um pouco mais e se acomodar na assadeira; ela precisa estar em temperatura ambiente e aerada antes de entrar no forno.

Enquanto isso, preaqueça o forno a 220°C e prepare os ingredientes da cobertura. Lave e seque a abobrinha e as folhas de manjericão.

Com o descascador de legumes, corte a abobrinha em fitas no sentido do comprimento até atingir o miolo com as sementes – vá virando a abobrinha para aproveitar todo o legume.

Descasque o dente de alho e transfira para o liquidificador. Junte o azeite, as folhas de manjericão, o parmesão e bata até formar um molho. Prove e, se necessário, tempere com sal – alguns queijos são mais salgados que outros. Reserve. Passado o tempo de descanso da focaccia, umedeça a ponta dos dedos com água e pressione a massa da focaccia, sem perfurar nem rasgar a massa. Com uma colher, distribua metade do molho de manjericão sobre a massa.

Disponha as fatias de abobrinha de maneira rústica, dobrando uma sobre a outra e pressionando levemente sobre a massa – a ideia é que parte das abobrinhas fique entremeada na massa. Regue as abobrinhas com um fio de azeite e tempere com sal moído na hora a gosto – assim elas não ressecam no forno e além de temperadas ganham uma textura mais crocante.

Leve ao forno para assar por 15 minutos a 220 ºC (temperatura alta) até inflar e começar a dourar as bordas. Abaixe a temperatura do forno para 200 ºC (temperatura média) e deixe a focaccia terminar de assar por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe amornar por alguns minutos antes de cortar. Sirva a seguir com o restante do molho de manjericão. 

OBS: conheça seu forno, talvez o tempo possa variar caso seu forno seja elétrico ou a gás. Fizemos o teste no forno a gás e utilizamos o grill por 3 minutos após o tempo do cozimento para dourar. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários