Seu chester pode ficar ainda mais gostoso com as dicas do chef Melchior Neto
Reprodução/Receitas Nestlé
Seu chester pode ficar ainda mais gostoso com as dicas do chef Melchior Neto


Uma das carnes mais famosas do Natal, o chester é a opção mais em conta das carnes natalinas . Com muita carne no peito e coxas, ave é garantia de uma ceia suculenta e saborosa. 


Para não errar no preparo do chester, conversamos com o chef Melchior Neto. Ele explica a seguir quais temperos que combinam melhor com a ave, como saber se está no ponto e os melhores acompanhamentos. Confira.

Como deixar o chester suculento?

O ponto do chester é a chave para a suculência. "Se ficar muito tempo no forno ele vai ficar ressecado. Você pode verificar o ponto com o auxílio de uma faca, espetando o peito do chester e verificando se ela sai quente indicando que está completamente cozido e sem vazar nenhum líquido", afirma.

Quais os melhores temperos para o chester?

Há diversos temperos para deixar a carne mais saborosa. "Para temperar o chester você pode fazer uma manteiga temperada, com ervas frescas, sal e pimenta do reino. Aí é só espalhar essa manteiga por toda a peça, pois enquanto assa, a manteiga vai derreter e todos esses sabores vão se unir de maneira uniforme. Isso vai garantir que o chester todo esteja bem saboroso e suculento", conta.

Quais os acompanhamentos recomendados para o chester?

"O clássico arroz branco e uma salada bem fresca são um sucesso. Você pode também fazer uma farofa bem úmida e rechear o chester. O recheio traz ainda mais suculência e sabor", diz o chef.

Receita de chester

Anotou as dicas? Então confira esta receita gostosinha do novo livro de receitas da Nestlé de chester recheado com farofa de maçã . Rende 12 porções e demora três horas e quarenta minutos para ficar pronta.

Ingredientes:

Farofa:

  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola grande picada
  • 1 tablete de caldo de bacon
  • 2 maçã descascadas, picadas
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
  • 100 g de amêndoas em lascas torradas
  • 1 colher (sopa) de cebolinha-verde picada

Chester:

  • 1 chester inteiro (cerca de 3 a 4 quilos)
  • 2 xícaras (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (sopa) de molho de soja
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 2 cebolas em pétalas
  • 50 g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:

Farofa:

Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Adicione o caldo de bacon e mexa para dissolver bem. Acrescente as maçãs e a farinha de mandioca e mexa por mais 5 minutos. Retire do fogo, acrescente as amêndoas e a cebolinha verde picada. Reserve.

Chester:

Em um recipiente grande, misture o vinho, o molho de soja e o sal. Mergulhe o chester nos temperos, cubra com papel-alumínio e deixe descansar por cerca de 6 horas em geladeira. Recheie o interior do chester com as cebolas e amarre as coxas da ave com um barbante de uso culinário.

Besunte o chester com a manteiga e coloque-o em uma assadeira retangular grande (26 cm x 38 cm), com o peito voltado para baixo. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 1 hora. Vire o chester com o peito para cima, regue com o caldo que se forma na assadeira e volte ao forno por mais 1 hora.

Retire o papel-alumínio, regue com mais um pouco do tempero e deixe no forno até dourar. Transfira o chester para uma travessa e arrume a farofa reservada. Em um recipiente, dissolva a farinha de trigo em 1 xícara (chá) de água e adicione ao caldo de cozimento na assadeira. Deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar. Sirva em molheira à parte.

DICAS: comece a assar o chester com o peito voltado para baixo pois evita que resseque e, mantendo-o em contato com o molho, fica mais saboroso. E se preferir, substitua as maçãs por peras e as amêndoas por nozes picadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!