Fazer um bom planejamento e começar a preparar com antecedência são os segredos para evitar imprevistos
shutterstock
Fazer um bom planejamento e começar a preparar com antecedência são os segredos para evitar imprevistos


Na hora de preparar a ceia de Natal, saber quantas pessoas participarão e o quanto de comida você irá precisar é obrigatório para que todo mundo fique satisfeito, mas sem desperdício . Para isso é necessário ter planejamento e organização.


Para ajudar a organizar melhor a ceia, o iG Receitas conversou com o  responsável por gastronomia e produto no St Marche, Rafael Feitosa. Ele fala a seguir sobre como planejar a ceia natalina e quais os alimentos mais econômicos e saborosos para deixar a sua noite feliz.

Como organizar uma ceia para 4 a 6 pessoas?

Uma opção é que cada convidado ou casal de convidados fique responsável por um dos pratos - entradas, guarnições, prato principal e sobremesa. É preciso também considerar que mais pessoas podem aparecer de surpresa. "Por uma questão de segurança, caso tenha visitas inesperadas, o essencial é calcular todas as quantidades com o acréscimo de 10 a 20% da quantidade planejada. Melhor sobrar um pouco do que faltar", diz Feitosa.

Ele recomenda dividir a ceia por partes: jantar, bebidas e confeitaria. Assim, as compras podem ficar mais fáceis e a divisão de quem traz o que pode ficar mais justa também para o bolso. 

Quantidades por pessoa para a ceia natalina

Desde os aperitivos até os acompanhamentos, é aconselhada a seguinte divisão:

Aperetivos e entradas

Você viu?

  • Frutas: 100 a 150 g por pessoa 
  • Antepastos: 80 a 100g por pessoa  
  • Pães e torradas: 80 a 100g por pessoa 

Prato Principal

Carnes (aves, suínos e peixes): 200 a 250g por pessoa. Peru, chester e pernil suíno (tender) com 3 kg poderá servir de 6 a 8 pessoas.  Feitosa diz que é preciso prestar atenção na hora de comprar as carnes, já que elas diminuem durante o preparo.

"Lembre-se que a peça não rende o total do peso. Aqui temos o peso bruto (com ossos e miúdos) e peso liquido (peça limpa e pós assada)", afirma. Para carnes de caça e cordeiros, que são mais delicadas, calcule de 150 a 200g por pessoa. "Por exemplo: uma paleta ou pernil de cordeiro com 3 kg poderá servir até 6 pessoas", diz.

Acompanhamentos

Arroz, farofa, saladas e legumes: calcule de 120 a 150 gramas por pessoa (considerar os alimentos já cozidos).

Bebidas

Para uma ceia ou almoço com cerca de quatro horas de duração, ele indica calcular para não gastar muito. "Calcule 1 garrafa de vinho e 1 de espumante para cada duas pessoas. Para cervejas, até 700 ml por pessoa. Já sucos e refrigerantes, 400ml a 600ml por pessoa", diz.

Sobremesa

Para o gran finale, Rafael indica tortas, que podem servir até 6 pessoas tranquilamente. "Você pode apostar em novidades, como a de gianduia ou banoffee , mas também ir para um clássico, que é a torta de nozes", diz. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!