O Natal está batendo na nossa porta e pede um bom panetone ou aquele chocotone caprichado para comemorar a data. Como esperado, as marcas aproveitam a época para lançar novidades no mercado , e a redação do iG Receitas selecionou algumas delas para experimentar.
Cada repórter ou editor recebeu em casa uma dessas delícias para a degustação e conta o que achou:
Panetone Chokonut - Kopenhagem
"A descrição desse panetone -- chocotone, na verdade -- me conquistou de cara pois dizia 'para os fãs do chocolate amargo com nuts'. Sou mais do chocolate amargo que do ao leite, e esse doce me conquistou em cheio.
O recheio é de avelã e a massa, que também é de chocolate, vem com gotas de chocolate amargo. Para completar, cobertura de chocolate com avelãs salpicadas .Tudo junto, para a minha surpresa, resultou em sabor bem equilibrado. Mesmo sendo um doce ao melhor estilo 'chocolatudo' , não é enjoativo.
A ressalva por aqui é que o panetone poderia ter um pouco mais de recheio do creme de avelã, algumas mordidas você vai comer só a massa -- o que não é ruim, pois o panetone é aerado e bem saboroso". - Aretha Martins, editora
Panetone Lindt Gotas de Chocolate Amargo
"Experimentei esse panetone com as maiores expectativas possíveis e, ao mesmo tempo que não me decepcionei, sei que deveria ter sido mais realista.
A massa é incrível, muito leve e aerada, o chocolate amargo faz com que seja possível comer o panetone inteiro em uma tacada só, pois não é nada enjoativo. Mas ainda é apenas um panetone. É o acompanhamento ideal para um café passado na hora, especialmente para os que preferem não exagerar no açúcar.
Outro aspecto positivo é o tamanho. Ele rende por muitos dias e eu consegui dividir com a minha família inteira, o que faz com que o preço seja justo". - Mariana Mazzoni - repórter
Panetone Lindt Gotas de Chocolate e Creme de Avelã
"É perfeito para comer no lanche da tarde e combina muito bem com uma xícara de café.
Para um panetone com creme de avelã, o recheio deixa a desejar em quantidade. Mesmo assim, não deixa de ser saboroso. Além do sabor, o panettone é perfumado e a textura é bem macia. Uma ótima pedida para quem adora chocolate e para dividir". - Camila Cetrone, repórter
Panetone Prosecco da La Pastina
"Não sou grande fã de panetone, sempre dei preferência para chocotone. Quando recebi o panetone Prosecco com uva passa da La Pastina eu imaginei que o sabor seria o mais do mesmo: seco e sem graça. Porém, para minha surpresa, ele é molhadinho e muito gostoso.
Para quem não é fã de uva passa, como eu, o delicioso recheio de creme de prosecco realça o sabor e faz toda a diferença. Recomendo!" - Gisele Alquas, editora
Chocotone Filomena
"É um chocotone artesanal, criado por Cássia Pedroso, Chef do Filomena Café Bistrô, em Moema, em São Paulo. O doce é de massa tradicional com toque de raspas de limão e laranja, e, para mim, esse é o ponto alto. A massa é bem leve, poderia ser uma versão só com ela e gotas de chocolate.
O recheio leva itens como leite condensado, creme de avelã, flor de sal e licor Bailey. Dependendo do pedaço, sente-se mais o sabor do licor, o que eu não gosto muito.
Você viu?
Já a cobertura é de chocolate belga e equilibra bem com o recheio e a massa". - Aretha Martins, editora.
Panetone de Churros
"O Panetone de Churros da Seven Boys veio como uma novidade bem diferente. Meu paladar não é muito acostumado a receitas muito doces, tive receio de experimentar. Além, é claro, daquele medo da realidade ser bem diferente da expectativa que a caixa traz, mas tive boas surpresas comendo este produto.
O sabor é mais leve, lembra muito churros, além de ter uma quantidade de recheio ideal para um panetone, sem ser aquele pinguinho de doce de leite que nem traz sabor.
É ideal para o café ou quando se tem vontade de comer doce" - Luiza Lemos, repórter .
Panetone gotas de chocolate Cellebaut - Sterna Café
"Lançado no ano passado, o panetone das redes Sterna Café está de volta em uma bonita lata reutilizável estampada pelo artista plástico Luan Ribeiróvski. O panetone com gotas de chocolate Callebaut se diferencia dos chocotones comuns pela massa, muito leve e macia, com toques de chocolate na medida certa, sem ser exageradamente doce. Abri no café da tarde, na esperança que durasse até a manhã seguinte, mas fui comendo mais um pedaço, mais outro e quando vi já tinha acabado". -- Fhoutine Marie, editora
Panetone Artesanal de Doce de Leite - Baby Beef
"A minha parte preferida das festas de final de ano, sempre é a ceia, principalmente a parte dos panetones. Eu estou acostumadas aos mais tradicionais, pois acho que aqueles muito incrementados enjoativos. Mas, o panetone artesanal da Baby Beef foi uma grata surpresa.
Ele vem bem recheado, parece que acabou de sair do forno, e apesar de ter muito doce de leite, agradou muito meu paladar. Talvez, se você goste muito de doces, não curta muito, mas vale experimentar!"