A empada é uma delícia que conquistou os brasileiros
Divulgação
A empada é uma delícia que conquistou os brasileiros



Salgado muito popular, a  empada tem lugar especial no coração do brasileiro. Porém o preparo desta delícia não é tão fácil de acertar de primeira, pois há truques especiais para deixar a massa macia e gostosinha, sem que ela fique esfarelando ou pesada.

Para nunca mais errar na receita, o chef Henrique Escábia, consultor da Sabor das Índias, ensina dicas para você preparar a massa de empada e fazer sucesso na cozinha, desde o empadão até a empadinha.


Como evitar que a massa fique esfarelando?

Para a massa não esfarelar, faça com cuidado e não amasse tudo
Divulgação
Para a massa não esfarelar, faça com cuidado e não amasse tudo


Uma das piores coisas na hora de comer uma empada é ela se esfarelar toda na primeira mordida. Para evitar que isso aconteça, Henrique indica usar uma boa farinha e calma na hora de misturar os ingredientes.

"Use manteiga não margarina, uma boa farinha de trigo e não manuseie muito a massa, pois a base é de gordura e a temperatura da mão desanda se mexer muito", conta.

E para evitar da massa ficar muito massuda?

Para não ficar massuda, faça camadas finas
Casa da Empada
Para não ficar massuda, faça camadas finas


Tem vezes que a empada tem mais massa do que recheio e não se sente nenhum sabor além de uma massa forte e muito gordurosa. "Para evitar isso, lembre-se de usar a boa farinha e fazer camadas finas", diz.

Para ficar macia sem erros, o que eu faço?

Colocar iogurte na massa deixa a empada ainda mais macia
Reprodução/Pinterest/Receitas Gotosas
Colocar iogurte na massa deixa a empada ainda mais macia


Que tal agregar na massa iogurte? Henrique aponta que além de deliciosa, evita os problemas de ressecar, quebrar e esfarelar. "O iogurte deixa a massa deliciosa, mas não esqueça que a massa da empada não pode ser muito trabalhada, junte os ingredientes com as pontas dos dedos até ficar homogênea, mas não amasse", diz

Como evitar do recheio de frango ficar seco?

Para o frango ficar molhadinho, vale colocar o caldo do cozimento na hora de refogar
shutterstock/Reprodução
Para o frango ficar molhadinho, vale colocar o caldo do cozimento na hora de refogar


O recheio de frango é o mais famoso, mas muitas vezes o recheio fica seco e sem sabor. Para evitar isso, Henrique indica trazer uma umidade a mais no recheio. "Utilize no refogado um pouco do caldo do cozimento do frango, isso vai trazer umidade e sabor para o recheio", diz. 

Você pode também misturar o frango com requeijão ou catupiry, assim o recheio fica cremoso e evita de ficar ressecado também. 

Como fazer sucesso em todos os recheios?

Para o recheio ficar um sucesso, utilize bons temperos
Reprodução/freepik
Para o recheio ficar um sucesso, utilize bons temperos


Apesar do frango ser mais famoso, a empada tem diversos recheios tradicionais, como camarão, carne seca, palmito e outros. Para fazer sucesso e não ter erros, Henrique aponta que o melhor é fazer um bom refogado. "O segredo para ter um bom recheio é começar com um bom refogado. Gosto sempre de refogar uma cebola bem picada um pouco de alho, em seguida coloque o principal (carne seca desfiada, camarão ou palmito picado). Não abro mão de usar um cheiro verde e pimenta biquinho picada ou molho de pimenta para trazer vida para o recheio", diz.

E para dar liga e ficar um recheio uniforme, ele dá dicas de ingredientes. "Você pode usar catupiry, requeijão, ou até mesmo gema de ovo. Se o recheio estiver muito úmido adicione um pouco de farinha de trigo para dar liga", afirma.

Receita de empada

Anotou as dicas? Então confira esta receita excluiva que Henrique Escábia trouxe ao iG Receitas para você partir para a cozinha e fazer sucesso com uma empada perfeita!

Ingredientes:

Para a massa:

  • 2 xícaras de (chá) de farinha de trigo
  • 150g de manteiga
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 gema
  • 1 pote de iogurte natural

Para o recheio:

  • 1 peito de frango com osso (500g)
  • 2 colheres de (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 1 pote de iogurte natural
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1 gema para pincelar

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo em um recipiente refratário grande. Faça uma cova no centro de farinha e adicione a manteiga e o sal. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Adicione a gema e o iogurte. Vá misturando até se tornar uma massa homogênea, mas que ainda adere a mão. Coloque em um saco plástico e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora.

Enquanto isso faça o recheio. Em uma panela média, doure a cebola no óleo e junte o peito de frango, os tomates, o sal e duas xícaras de (chá) de água. Tampe e deixe cozinhar até que o frango esteja  macio e o molho reduzido. Espere amornar e desfie o frango. Misture-o com o caldo da panela. Bata o iogurte, os ovos, a farinha de trigo e o queijo parmesão no liquidificador e misture ao frango desfiado.

Divida a massa em 3 partes, reserve uma delas para cobrir as empadas. Com as 2 partes restantes, abra porções de massa sobre mesa enfarinhada, forre o fundo e os lados de forminhas de empada. Coloque o recheio sobre esta massa. Abra a parte da massa reservada uma por uma e cubra as empadas. Pincele a gema e leve para assar em forno médio (180º), pré-aquecido.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da empada fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!