Ele saiu das cozinhas mineiras e conquistou todo o Brasil. Parente distante da chipa, típica no Paraguai e Argentina, o pão de queijo pode ser feito de várias formas, mas tem como características marcantes o formato redondo e fofinho e aquela corzinha dourada que deixa a gente com água na boca só de olhar.

O pão de queijo é um queridinho dos brasileiros
Reprodução/Pixabay
O pão de queijo é um queridinho dos brasileiros


Para ajudar você a fazer essa gostosura em casa, conversamos com o chef Melchior Neto, que ensina os truques para fazer um pão de queijo que agradaria ao mais exigente dos mineiros. Em seguida, o chef Henrique Escábia ensina uma versão de pão de queijo perfeita para preparar com a família e amigos.


Polvilho é insubstituível

O polvilho é um dos componentes principais do pão de queijo
Reprodução
O polvilho é um dos componentes principais do pão de queijo


Diferente de outras receitas de pão, o pão de queijo utiliza polvilho na receita. Melchior explica que você pode usar o azedo ou o doce para ter resultados diferentes. "Utilizando o polvilho azedo o seu pão de queijo vai crescer mais e ficar mais crocante, mas se preferir aquele pão de queijo mais fofinho e macio é indicado utilizar o polvilho doce", afirma.

Escalde o polvilho azedo antes

Para utilizar o polvilho azedo, você deve escaldar
Dulla
Para utilizar o polvilho azedo, você deve escaldar


Se for fazer a receita com polvilho azedo, Melchior indica escaldar o polvilho. "O polvilho doce não exige essa etapa, já o polvilho azedo precisa passar por esse processo para gelatinizar o amido e ativar suas propriedades que vão fazer o pão de queijo crescer e ficar crocante", afirma.

Para escaldar, é simples: coloque o polvilho em uma panela, acrescente água fria, ferva óleo com uma colher de chá de sal, despeje o óleo no polvilho e misture bem. Adicione leite, dois ovos e misture. 

Como evitar do pão de queijo ficar oco?

Cuidado na hora de utilizar o polvilho azedo
Pixabay
Cuidado na hora de utilizar o polvilho azedo


Ao utilizar o polvilho azedo, ele pode crescer e fermentar, aí o ideal é não utilizar este ingrediente. "Com ele na receita o pão de queijo vai crescer muito mais e vai ficar oco por dentro. Nesse caso receitas com polvilho doce ou sem polvilho vão agradar mais", diz

E como evitar que o pão de queijo fique cascudo?

Para evitar que ele fique cascudo, o melhor é fazer uma boa divisão entre polvilhos
Reprodução/Pinterest/Minhas receitas
Para evitar que ele fique cascudo, o melhor é fazer uma boa divisão entre polvilhos


O pão de queijo cascudo segue a mesma regra do pão de queijo oco: a ação do polvilho azedo gera o crescimento e a crocância. "Uma saída pode ser misturar os polvilhos na mesma proporção, por exemplo, se a receita pede por 150g de polvilho azedo você pode adicionar 75g de polvilho doce e 75g de polvilho azedo. Desta forma o pão de queijo vai crescer mas ficará mais macio", afirma.

Quais são os queijos ideais para o pão de queijo?

Você pode utilizar o queijo minas meia cura
Divulgação
Você pode utilizar o queijo minas meia cura


"O queijo ideal para o pão de queijo precisa ter sabor acentuado, o mais tradicional é o minas meia cura. Nesse quesito o melhor é de acordo com o freguês, mas é importante que seja fresco e sem muita umidade", aponta Melchior.

Como rechear o pão de queijo?

Você pode rechear o pão de queijo até com doce de leite
FreePik
Você pode rechear o pão de queijo até com doce de leite


Alguns restaurantes e padarias vendem o pão de queijo recheado, normalmente com requeijão, doce de leite e derivados. Mas como fazer? Melchior explica: "as formas mais fáceis para rechear um pão de queijo é cortar ao meio e adicionar o recheio, ou fazer um furinho na massa e rechear com saco de confeitar", conta.

Receita de pão de queijo

Anotou as dicas? Então prepare esta receita deliciosa de pão de queijo do chef Henrique Escábia exclusiva para o iG Receitas. Ela utiliza calabresa e pimenta biquinho. A receita leva apenas 1 hora e 20 minutos para ficar pronta e rende 20 porções.

Ingredientes:

  • 340g ou 3 xícaras de chá de polvilho azedo 
  • 200ml ou 1 xícara de chá de óleo de soja 
  • 200ml ou 1 xícara de chá de leite 
  • 3 ovos 
  • 60g ou 1/3 xícara de chá de patê de pimenta biquinho 
  • 90g ou 1 xícara de chá de queijo ralado meia cura 
  • 60g ou ½ xícara de chá de calabresa /paio moída/ralada 
  • 50g de Manteiga para untar 
  • 1 pitada de Sal 

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o óleo, leite, os ovos, o sal e metade do polvilho. Comece a bater e vá acrescentando o restante do polvilho azedo e metade do queijo ralado. Se for utilizar o mixer, coloque tudo em uma vasilha redonda média e bata até ficar homogêneo.

Pré-aqueça o forno a 180°C e unte as forminhas com manteiga.
Misture a massa base o restante do queijo ralado, o patê de pimenta biquinho e a calabresa. Misture bem até que fique homogêneo. 

Coloque a massa nas forminhas untadas apenas para cobrir o fundo da forma, ¼ da altura, a massa cresce bastante, se colocar muito pode vazar.
Leve ao forno por 40 minutos ou até que cresça na altura da borda da forminha e fique dourado.

Dica: Caso goste que o pão de queijo fique mais oco por dentro, as formas menores são melhores opções. Se prefere um pão de queijo mais massudo, coloque em formas maiores e mais altas. 

Tempo de forno pode variar de acordo com tamanho de forma escolhida e forno utilizado (elétrico, gás).

Montagem:

Retire das forminhas e sirva quente com um cream cheese, requeijão ou creme de ricota.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do pão de queijo fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!