Bolo mármore é uma delícia. Bolo de cenoura com chocolate também. Que tal unir estas duas delícias e fazer um bolo sensacional? Veja como nesta receita da Panelinha de Rita Lobo.

bolo
Reprodução/Panelinha
O bolo mármore de cenoura e chocolate junta dois clássicos deliciosos


Este bolo mármore de cenoura com chocolate é ótimo para café da tarde ou até animar a criançada em casa. Ele leva ainda uma cobertura de chocolate que fica durinha e combina muito bem com um cafezinho ou com dias mais frios. A receita demora  duas horas para ficar pronta e serve mais de 6 porções.


Ingredientes para o bolo:

  • 1 cenoura grande
  • 2 ovos
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • ¼ de xícara (chá) de cacau em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Ingredientes para a cobertura:

  • 100 g de chocolate meio amargo
  • ⅔ de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma forma para bolo inglês de 22 cm X 10 cm. Polvilhe com farinha e chacoalhe bem para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso.

Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador – assim a massa do bolo fica bem lisinha na hora de bater. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte a cenoura ralada, o açúcar, o óleo e bata bem até ficar liso.

Transfira a mistura líquida para uma tigela e acrescente a farinha aos poucos, passando pela peneira. Mexa delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar. Por último, misture o fermento.

Em outra tigela menor, separe ⅓ da massa de bolo (cerca de 1 xícara). Acrescente o cacau, passando pela peneira, o bicarbonato e misture bem com o batedor de arame – é essa massa de chocolate que vai deixar o bolo marmorizado.

Para o bolo ficar marmorizado: transfira metade da massa de cenoura para a fôrma; com uma colher, distribua porções da massa de chocolate e cubra com o restante da massa de cenoura. Passe uma faca por toda a massa, fazendo o movimento de zigue-zague para mesclar.

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Espete um palito na massa para verificar: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar, enquanto isso prepare a cobertura.

Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio – ela vai servir de base para o banho-maria. Pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela de vidro (ou inox).

Encaixe a tigela sobre a panela com água fervente e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente – ela não deve encostar no fundo da tigela, o chocolate deve derreter com o vapor.

Junte o açúcar e mexa bem até ficar liso. Acrescente a água aos poucos, mexendo a cada adição. Com uma concha, espalhe a cobertura sobre o bolo e deixe esfriar antes de servir – a cobertura fica com uma casquinha na superfície e macia por dentro.

Obs.: se a calda endurecer muito rápido, volte o chocolate ao banho-maria e acrescente mais água aos poucos.

    Veja Também

      Mostrar mais