Quando bate aquela fome, nada como um pãozinho para passar a gula. Mas às vezes a vontade é de comer algo diferente e saboroso. Você pode comer um pão de forma, frânces ou até sírio. Mas já pensou em comer um pãozinho asiático crocante com cebolinha e gergelim?

O pão asiático de frigideira é perfeito para comer com molhos e para fazer com as crianças
Reprodução/Panelinha
O pão asiático de frigideira é perfeito para comer com molhos e para fazer com as crianças


Perfeito para comer com molhos e antepastos, a receita da Panelinha de Rita Lobo é fácil de fazer e rende 8 pães. A receita leva duas horinhas para ficar pronta, tem ingredientes fáceis para o preparo e a massa pode ser congelada para preparar depois! Outra dica é como armazenar: você espera o pão esfriar e guarda em um saco plástico bem fechado. Na hora de servir, leve ao forno preaquecido ou esquente na frigideira com um fio de óleo.


Ingredientes:

  • 2 ¼ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¾ de xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 4 colheres (chá) de gergelim branco
  • 4 talos de cebolinha fatiados
  • Óleo a gosto

Modo de preparo:

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal. Abra um buraco no centro e vá acrescentando a água aos poucos, mexendo bem com uma espátula ou colher de pau para incorporar. 

Na própria tigela, sove a massa por cerca de 5 minutos: aperte, amasse, estique e amasse novamente, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sove a massa na bancada – no início a massa é um pouco resistente e pegajosa, mas vai ficando mais macia durante a sova. Se precisar, polvilhe com um pouco de farinha de trigo para não grudar (cuidado: é bem pouco mesmo, se colocar farinha em excesso o pão vai ficar duro).

Na bancada ou sobre uma tábua, modele a massa para formar uma bola. Unte a tigela com uma camada fina de óleo (nem precisa lavar, apenas tire o excesso de farinha que tiver sobrado) e volte a massa para a tigela. Cubra com um pano (ou filme) e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente – a massa não leva fermento, portanto não vai crescer, o descanso é necessário para relaxar o glúten e ficar menos resistente na hora de abrir os pães.

Passado o tempo de descanso, transfira a massa para a bancada e modele um cilindro. Com uma espátula de padeiro (ou faca) divida em 8 pedaços iguais. Cubra com um pano úmido para não ressecar. Para abrir e modelar cada pãozinho: unte a bancada com um pouco de óleo. Com um rolo de macarrão, abra um pedaço da massa formando um retângulo fino (cerca de 18 cm x 14 cm). Com a mão, espalhe ¼ de colher (chá) de óleo na massa, polvilhe ½ colher (chá) de gergelim e ½ colher (chá) de cebolinha fatiada. Partindo do lado maior do retângulo, enrole a massa bem apertadinho, como se fosse um rocambole.

Em seguida, forme um caracol, enrolando o cilindro sobre si mesmo – vão surgir algumas bolhas dentro da massa, não se preocupe, é justamente isso que deixa o pãozinho crocante. Coloque a ponta do rolinho para baixo do caracol e pressione levemente para fixar. Cubra o rolinho com o pano úmido para não ressecar e repita com o restante da massa, untando a bancada com óleo sempre que necessário. 

Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, unte a bancada com óleo e, com o rolo, abra um caracol de massa formando um disco fino (com cerca de 20 cm de diâmetro). Quando a frigideira estiver quente, regue com ½ colher (chá) de óleo, coloque o disco de massa e deixe dourar por 2 minutos – surgem bolhas na superfície da massa e o lado em contato com a frigideira fica levemente tostado. Com uma pinça, vire o pão e deixe dourar o outro lado por mais 2 minutos.

Transfira o pão para um prato e repita com o restante da massa, regando a frigideira com óleo a cada leva – não cubra os pães dourados, quando abafados ficam macios em vez de crocantes. Assim que você pegar o jeito, enquanto um pão estiver na frigideira você pode abrir o próximo e ir repetindo esse balé para ganhar tempo. Sirva a seguir. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!