O bolo de tapioca é uma sobremesa rápida e prática, para os dias que se quer um docinho, mas a preguiça fala mais alto. Por isso ele é a sobremesa perfeita para os dias de calor que estão chegando.
Para deixar o bolo de tapioca ainda mais gostoso conversamos com o chef André Palma. Ele ensina como fazer o bolo de tapioca perfeito e sem errar em nenhum ponto da receita. Siga este passo a passo e deguste o melhor bolo de tapioca - ou bolo podre, como é chamado no Pará - da sua vida.
Qual o tipo de tapioca eu devo usar?
Dê preferência à tapioca em flocos ou granulada, que no Norte do país é chamada de "farinha de tapioca". No nordeste também se usa a tapioca em forma de goma ou massa para fazer o bolo grude.
A tapioca pode se desfazer no leite?
Não. André independente da temperatura do leite a tapioca irá hidratar. "Você pode ferver o leite, colocar a tapioca e mexer por 5 minutos, assim você potencializa o amido da tapioca e tem a consistência ideal. Ou deixe por 6 a 8 horas no leite na geladeira, assim ela hidrata e das duas formas ela não se desfaz".
Qual o tempo de geladeira ideal para o bolo firmar?
Se você fizer com leite gelado, o bolo de tapioca ficará pronto de 4 a 6 horas. O chef diz que para reduzir esse tempo você pode ferver o leite antes e cozinhar a tapioca. "Você ferve o leite, apaga o fogo e acrescenta a tapioca mexendo por 5 minutos". Depois disso é acrescente os outros ingredientes e leve à geladeira por uma hora.
Além dos ingredientes de sempre, o que posso adicionar?
Se você quiser incrementar seu bolo de tapioca, André recomenda usar coco ralado. "Você pode colocar o coco ralado normal ou o seco. O in natura fica mais saboroso". Além disso, depois de desenformar o bolo de tapioca, você pode colocar leite condesado aquecido no microondas e regar por cima. "Fica uma calda de leite condensado deliciosa", recomenda.
Dá pra fazer em pequenas porções?
Para quem mora sozinho ou prefere fazer porções menores, André recomenda dividir a receita em formas pequenas. "Você pode finalizar com leite condensado consistência e polvilhar paçoca, fica delicioso. Pode fazer o bolo único ou até porcionado, para comer sozinho ou vender", sugere.
Série "Não Erre"
As dicas e receitas para o preparo do bolo de tapioca fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: