O bolo de tapioca é uma sobremesa rápida e prática, para os dias que se quer um docinho, mas a preguiça fala mais alto. Por isso ele é a sobremesa perfeita para os dias de calor que estão chegando.

bolo de tapioca
shutterstock
O bolo de tapioca é uma delícia gelada simples de fazer


Para deixar o bolo de tapioca ainda mais gostoso conversamos com o chef André Palma. Ele ensina como fazer o bolo de tapioca perfeito e sem errar em nenhum ponto da receita. Siga este passo a passo e deguste o melhor bolo de tapioca - ou bolo podre, como é chamado no Pará -  da sua vida.


Qual o tipo de tapioca eu devo usar?

tapioca
shutterstock
Você pode utilizar a goma convencional, mas a farinha mais utilizada é em flocos


Dê preferência à tapioca em flocos ou granulada, que no Norte do país é chamada de "farinha de tapioca". No nordeste também se usa a tapioca em forma de goma ou massa para fazer o bolo grude. 

A tapioca pode se desfazer no leite?

leite, tapioca
Pixabay
O leite não desfaz a tapioca, ele hidrata e faz com que o amido se potencialize


Não. André independente da temperatura do leite a tapioca irá hidratar. "Você pode ferver o leite, colocar a tapioca e mexer por 5 minutos, assim você potencializa o amido da tapioca e tem a consistência ideal. Ou deixe por 6 a 8 horas no leite na geladeira, assim ela hidrata e das duas formas ela não se desfaz".

Qual o tempo de geladeira ideal para o bolo firmar?

tapioca
shutterstock
A massa do bolo fica no ponto depois de 5 minutos de fervura, depois é deixar esfriar e firmar na geladeira


Se você fizer com leite  gelado, o bolo de tapioca ficará pronto de 4 a 6 horas. O chef diz que para reduzir esse tempo você pode ferver o leite antes e cozinhar a tapioca. "Você ferve o leite, apaga o fogo e acrescenta a tapioca mexendo por 5 minutos". Depois disso é  acrescente os outros ingredientes e leve à geladeira por uma hora.

Além dos ingredientes de sempre, o que posso adicionar?

coco
shutterstock
O coco ralado dá um toque especial para o bolo de tapioca


Se você quiser incrementar seu bolo de tapioca, André recomenda usar coco ralado. "Você pode colocar o coco ralado normal ou o seco. O in natura fica mais saboroso". Além disso, depois de desenformar o bolo de tapioca, você pode colocar leite condesado aquecido no microondas e regar por cima. "Fica uma calda de leite condensado deliciosa", recomenda.

Dá pra fazer em pequenas porções?

tapioca
Divino Fogão
Você pode fazer em formas menores para comer sozinho ou vender


Para quem mora sozinho ou prefere fazer porções menores, André recomenda dividir a receita em formas pequenas. "Você pode finalizar com leite condensado consistência e polvilhar paçoca, fica delicioso. Pode fazer o bolo único ou até porcionado, para comer sozinho ou vender", sugere.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do bolo de tapioca fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

      Mostrar mais