Prato famoso em festas, reuniões e datas especiais, a caranguejada é amada por muitos brasileiros. Mas por ser tão especial, a maioria das pessoas não sabe como fazer caranguejada, já que o prato leva muitos ingredientes e tem modo de preparo um pouco complicado.
Para te ensinar todos os truques dessa delícia conversamos com o chef André Palma, que ensina como fazer caranguejada sem sofrer e sem erros!
Como escolher o caranguejo?
O chef aponta que em geral os caranguejos são vendidos vivos, mas você não deve se preocupar necessariamente com o tamanho do crustáceo. "Na maioria das vezes os pescadores pegam caranguejos grandes, na maioria vivos, mas alguns já estão sem resistência. Não é possível definir se ele é carnudo ou não, mas preste atenção nas patas, se estão grandes ou não", recomenda.
Ele lembra que há uma diferença entre caranguejos. "Os de cativeiro têm a tendência a ficarem mais gordos, pois são alimentados com pão e o fruto do dendê, assim, eles são mais carnudos", afirma.
Você viu?
Como limpar o caranguejo?
Para começar a fazer sua carangurejada o chef indica limpar o caranguejo antes de tudo. "Primeiro você vai matar o caranguejo. Com o auxílio de uma faca, enfie entre a cabeça e a barriga no meio. Depois, lave em água corrente e como ele vem com muito pelo, uma dica é escorrer, colocar em um refratário e jogar álcool 70% e riscar um fósforo, para que os pelinhos sejam consumidos pelo fogo. Depois é só passar uma escovinha para tirar o excesso e lavar", diz.
Quais os ingredientes para cozinhar o caranguejo?
O segredo para não errar na caranguejada é caprichar nos temperos e vegetais que irão pra panela junto com o caranguejo. "Coloque na panela tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde, um pouco de colorau, cominho, sal e azeite com água. No fogo, espere que cozinhe bem (por 15 minutos em média) e deixe o caldo apurar", afirma.
Quais os acompanhamentos para o caranguejo?
Além do pãozinho, André recomenda fazer um pirão com o caldo da caranguejada. "Coe um pouco do líquido, leve na panela com azeite e farinha de mandioca e faça um bom pirão. Outra opção é fazer uma vinagrete com pimentas, como o molho lambão", conta.
Série "Não Erre"
As dicas e receitas para o preparo da caranguejada fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: