Churrasco é tudo de bom, mas inovar nos cortes e nas carnes que vão para a grelha é ainda mais gostoso. Sabia que é possível fugir da carne de sempre e fazer um peixinho na brasa? Sim! Além de delicioso, a opção é refrescante e perfeita para churrasqueiros iniciantes .

O peixe vai muito bem na brasa!
shutterstock
O peixe vai muito bem na brasa!


Pensando nisso, conversamos com o churrasqueiro José Almiro, apresentador do canal Churrasqueadas. Ele dá dicas infalíveis para preparar peixe na churrasqueira. Então prepare o carvão, os ingredientes e aproveite.


Qual o melhor corte de peixe para churrasqueira?

Postas e filés são as melhores opções para a churrasqueira
Freepik/reprodução
Postas e filés são as melhores opções para a churrasqueira


Segundo José Almiro, depende do peixe que você comprou. "Peixes menores como a tilápia e traíra, são normalmente cortadas em filé. Já outros maiores como o salmão, atum e pintado podem ser cortados em filé e também em postas. As postas devem ser cortadas com espessura mínima de 2 cm. Outros peixes como sardinha, o ideal é grelhar inteiro", diz.

Ele ainda lembra do risco do peixe grudar na grelha. "Como a carne do peixe é delicada e há grande chance de grudar na grelha, aconselhamos a utilização das grelhas específicas para peixe", aponta.

E quais são os melhores peixes para a churrasqueira?

Opte por peixes mais gordurosos
Thinkstock Photos
Opte por peixes mais gordurosos


Como há o risco do peixe ficar seco, José Almiro indica peixes mais gordurosos. "Na grelha a tendência é desidratar a carne, por isso, indico peixes como sardinha, tainha, atum, salmão, tilápia, pacú, pintado, merluza e pescada, pois são excelentes na brasa", afirma.

Azeite para o peixe não ficar seco 

O azeite é uma boa opção para deixar o peixe menos seco
Reprodução
O azeite é uma boa opção para deixar o peixe menos seco


Fique sempre de olho no peixe e na preparação, mas se ainda tem medo do peixe ficar muito seco, o churrasqueiro tem uma dica perfeita. "Você pode hidratá-lo durante o cozimento com azeite ou outros temperos líquidos. Isso ajudará o peixe manter a suculência. E a dica é não assar demais", diz.

E como temperar peixe na churrasqueira?

Ervas aromáticas são ótimas para o peixe
Michel Teo Sin
Ervas aromáticas são ótimas para o peixe


Aquele limãozinho faz toda diferença no peixe e em outras carnes, mas opte por outros temperos também. "Peixe combina bem com azeite, ervas como tomilho, alecrim, sálvia e até manjericão. Gosto muito de utilizar molho de soja e até vinho branco", diz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!