Peixe frito é aquela delícia que lembra praia e combina com vários acompanhamentos. Mas ao  preparar em casa, muitas vezes o peixe pode ficar molenga, muito seco ou com gosto de óleo.

Para você não errar na receita e aprender como fritar peixe da maneira certa, o chef e consultor do Sabor das Índias, Henrique Escábia, tem todas as dicas. 


O que você precisa para saber como fritar peixe em casa

Qual o melhor peixe?

O tipo de peixe influencia na hora de preparar ele
shutterstock
O tipo de peixe influencia na hora de preparar ele


De acordo com Henrique, o melhor é o peixe fresco. Vale também tomar outros cuidados para valorizar o prato. "Opte por peixes frescos, preparações simples e sem carregar muito nos temperos ou acompanhamentos para não encobrir o sabor delicado da maioria dos peixes"

Também cuidado ao manusear o peixe na hora do preparo. "Existem peixes com carnes mais macias e sensíveis [como pescada ou tilápia] que devem ser fritos em frigideiras antiaderentes e virados com auxílio de uma espátula com cuidado. Os peixes de carnes mais firmes [como o salmão] são mais fáceis de manusear", comenta Henrique.

Qual o ponto certo para o peixe não ficar seco e nem cru?

Há um ponto ideal para o peixe
shutterstock
Há um ponto ideal para o peixe


O peixe tem um ponto específico e se passar desse ponto, ele vai ficar seco. "Falamos que o ponto do peixe é quando você encosta o garfo ou a faca de peixe e ele solta em lascas sem esforço para cortá-lo. Se ficar cru, a textura é um pouco mais resistente. E se grelhar ou fritar demais ele perde toda umidade da sua carne e fica esfarelando seco, fibroso", diz Henrique.

E se eu quiser fazer um peixe frito empanado?

Há diversas formas de empanar
Pixabay/congerdesign
Há diversas formas de empanar


Você pode fazer diversos tipos de empanado, como o mais tradicional que leva ovo, farinha branca e a farinha de sua preferência (panko, de rosca e até fubá). O chef, entretanto, tem uma outra dica: "O que eu gosto bastante é passar o peixe após temperar somente na farinha de trigo mesmo, típico de barraca de praia. Também é uma boa opção caso não tenha uma farinha mais crocante".

Você viu?

Mas nem pense em guardar o peixe já empanado para fritar depois. "A farinha pega muita umidade e isso altera a estrutura do preparo, podendo desmanchar", alerta Henrique.

Qual o segredo para não deixar o peixe frito encharcado e com gosto de óleo?

Preste atenção na temperatura e não deixe o peixe empanado por muito tempo
shutterstock
Preste atenção na temperatura e não deixe o peixe empanado por muito tempo


A dica aqui é prestar atenção na temperatura do óleo. "Se ele estiver abaixo de 180°C, muito frio, e você colocar uma quantidade grande de peixe para fritar ficará encharcado de óleo", afirma Henrique. 

Quais os melhores temperos para peixe frito?

Temperos elevam o sabor, mas devem ser usados com cuidado
Pixabay/westerper
Temperos elevam o sabor, mas devem ser usados com cuidado


Temperar peixe com limão é um clássico, mas se a ideia é fazer peixe frito em casa, essa pode não ser uma boa ideia pois o caldo do limão, dependendo do tempo de marinada, vai "cozinhar" a carne.

Henrique indica colocar raspas de limão e outros temperos. "Gosto muito de usar nos peixes um pouco de azeite de oliva, alho e raspas da casca de limão, sal e pimenta do reino moída".

Receitas de peixe frito para testar em casa

Isca de peixe leva o sabor da praia para sua casa
Arquivo
Isca de peixe leva o sabor da praia para sua casa

Dicas anotadas, vamos para a cozinha? Veja os detalhes dessas receitas de peixe frito: 



Série "Não Erre"

As dicas de como fritar peixe fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!