Prato clássico, a lasanha é uma receita que apesar de parecer complicada, é fácil e uma delícia de fazer. Além tudo, é uma delícia e agrada qualquer paladar. Para fugir das opções congeladas e tornar o seu almoço mais saudável e gostoso siga as dicas a seguir e aproveite. 

Faça a lasanha em casa e faça sucesso
shutterstock
Faça a lasanha em casa e faça sucesso


Existem vários truques básicos para se fazer lasanha, como jogar a massa por poucos segundos na água fervendo ou usar os recheios mais diferentes. Mas para ter sucesso garantido o melhor é focar no molho. Ele é a base de tudo.

O molho não deixa a massa grudar

Passando o molho pelo refratário, você evita de grudar a massa!
shutterstock
Passando o molho pelo refratário, você evita de grudar a massa!


Passando uma pequena camada de molho no refratário antes de tudo, você evita de que a massa grude e transforme o almoço em um desastre. Não importa o tipo, o ideal é passar pelas bordas e pelo fundo antes de começar a montagem.

A massa cozinha no molho

A massa é cozida no molho, então você não precisa preparar antes
Divulgação/Receitas Nestlé/Iara Venanzi
A massa é cozida no molho, então você não precisa preparar antes


Como você irá montar a lasanha, o molho fará o papel de cozinhar a massa e deixá-la ainda mais saborosa. Então, caso tenha uma massa muito dura ou gelada, passe rapidamente na água fervendo e coloque no molho. Ao colocar no forno, a massa e alguns ingredientes terminarão de cozinhar e gratinar no forno.

Você viu?

E quais são os melhores molhos?

O molho de tomate é um dos mais utilizados em lasanhas
Reprodução
O molho de tomate é um dos mais utilizados em lasanhas


Os clássicos são perfeitos para montar a lasanha, como bolonhesa, tomate e branco. Você até pode fazer de um sabor só, mas uma ideia bacana é alternar os molhos e ter uma mistura de sabores bem interessante!

O mais simples e fácil de fazer de forma caseira é o branco, que leva pelo menos 2 colheres de manteiga, 1 colher e meia de farinha de trigo, meio litro de leite integral, sal, pimenta-do-reino e creme de leite. 

Para preparar o molho branco, é simples: em uma panela, aqueça a manteiga. Quando derreter, junte a farinha e deixe dourar até trazer aquele aroma de biscoito. Aos poucos junte o leite, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente o sal e a pimenta. Quando adquirir consistência cremosa, retire do fogo, acrescente o creme de leite e pronto.

Já para o molho à bolonhesa, você irá precisar de: 2 colheres de sopa de óleo, meio quilo de carne moída, 1 cenoura pequena ralada, 1 colher de sopa de salsão picado, caldo de carne e 1 lata de purê de tomate. O preparo é bem simples: em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne moída. Junte a cenoura, o salsão e deixe dourar. Acrescente o caldo, o purê de tomate, 1 xícara de chá de água e mexa bem para dissolver o caldo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até apurar o molho.


Se quer uma opção vegetariana aposte em um molho de tomate caseiro caprichado. Você irá precisar de: 1 colher de sopa de azeite, meia cebola picada, 1 dente de alho picado, 4 tomates picados, 1 colher de chá de sal, 1 pitada de pimenta-do-reino e 1 colher de sopa de manjericão fresco.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates, o sal, a pimenta-do-reino e cozinhe por cerca de 10 minutos, com a panela tampada ou até os tomates murcharem. Acrescente o manjericão, misture. Agora é só servir.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!